Primeira Página

Pampilhosa da Serra rejeita lítio. Concelho quer ser piloto em novos projetos do Governo (com videos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-04-2022

O presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra alertou hoje o Governo, representado pela ministra da Coesão Territorial, para a existência de “eventuais prospeções para a extração de lítio, que possam vir a ocorrer no território” da Pampilhosa da Serra. Mas o município está disponível para ser projeto piloto de outras ideias que se coadunem com a componente ambiental do território.

PUBLICIDADE

“Enquanto guardiões da natureza não aceitaremos bandeiras governativas de pseudodesenvolvimentos que favorecem determinados grupos económicos  mas negligenciem quem está na sua casa e dela cuida” – disse o edil.

Jorge Custódio, que falava na sessão solene do feriado municipal da Pampilhosa da Serra, sublinhou que os “pampilhosenses prestam um serviço público ao país ao serem “guardiões dos vastos recursos naturais”, mesmo quando “confrontados com opções governativas que retraem o desenvolvimento e não atendem as suas reais necessidades”, referindo-se à exploração mineira de lítio no concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, Jorge Custódio reiterou que o município se opõe a “uma exploração a céu aberto ou qualquer outra exploração deste género na Pampilhosa da Serra porque iria ter impacto em termos de infraestruturas, sobretudo o impacto natural nas serras, que seria brutal”. 

“Se a Pampilhosa da Serra se afirma como centro da natureza” e as suas gentes têm orgulho em dizer que são “serranos e autênticos guardiões da natureza” “Estamos aqui a guardar os rios, as águas para para que as pessoas da cidade continuam continuem a usufruir deles” – acrescentou no direto do Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

O autarca autarca social democrata disse ainda: “Não podemos ambicionar TGV, aeroportos, etc, ainda que sejam necessários para Portugal, sem que possamos garantir que territórios como os nossos não fiquem a mendigar melhores e condignas acessibilidades rodoviárias.”

Na sessão foi também dado mais um passo para a concretização da requalificação da Estrada Nacional 344, que é a principal via de acesso rodoviário ao concelho, tendo a Ministra da Coesão Territorial, do Governo do Partido Socialista, destacado que o concelho é um exemplo de coesão territorial.

Ana Abrunhosa admitiu, em entrevista ao Notícias de Coimbra no final da sessão, que a Pampilhosa da Serra conseguiu vencer a morosidade dos procedimentos ao assumir o projeto da segunda parte de requalificação da EN 344, permitindo assim integrar a intervenção naquela estrada nos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

A governante disse ainda que este é um exemplo de como o Governo central pode articular-se com as autarquias comparando com o processo de descentralização e posterior regionalização.

A mesa da sessão solene foi completada por José Morgado Ribeiro, vice-presidente da CCDRC, Emílio Torrão, José Brito, presidente da Assembleia Municipal da Pampilhosa.

O anterior presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra recebeu a mais alta condecoração concelhia tendo sido também entregues medalhas aos antigos funcionários municipais e diversas pessoas que representam o concelho nas mais variadas áreas profissionais, como o direito ou a medicina. Foram ainda homenageadas as quatro cidadãs com mais de cem anos de idade do concelho. 

Veja aqui o vídeo da entrevista e da sessão transmitidas em direto no Notícias de Coimbra.
 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE