Região

Pampilhosa da Serra promove passeio para os amantes do mundo micológico

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-01-2023

Após um interregno de dois anos, no próximo dia 8 de janeiro o Município de Pampilhosa da Serra voltará a dinamizar o célebre Passeio Micológico. Esta é uma iniciativa direcionada aos amantes da natureza e a todos os que pretendam conhecer de forma mais detalhada as particularidades do mundo micológico.

PUBLICIDADE

Para o efeito, o programa contempla uma caminhada em Dornelas do Zêzere, que contará novamente com o acompanhamento do engenheiro João Gama na identificação e colheita de cogumelos. Terminada a caminhada, a iniciativa continuará com um conjunto de atividades relacionadas com os cogumelos e outros produtos endógenos.

Para além de valorizar a importância da micologia e o potencial ecológico dos cogumelos que nascem no nosso território, este evento tem como objetivo incentivar a adoção de boas prática de colheita, confecção e consumo, mantendo a integridade do ecossistema e a segurança dos consumidores.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Programa:

PUBLICIDADE

9h30 – Concentração junto ao edifício da Junta de Freguesia (Largo das Festas).

10h00 – Início do passeio

12h00 – Um olhar sobre a importância da micologia e o valor ecológico dos cogumelos silvestre, com o engenheiro João Gama;

Confeção e degustação de espécimes recolhidos, com o chef Filipe Aires (restaurante “O Fiado”);

Almoço micológico;

Degustação de aguardentes e licores;

Confeção e degustação de Filhó Espichada, com o Atelier da Filhó.

 

A participação no passeio é gratuita. O almoço e restantes atividades estão sujeitos ao pagamento de 15 euros por pessoa.

As inscrições são obrigatórias até hoje, 6 de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE