Coimbra

Pampilhosa da Serra Inspira Natal!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-11-2018

 O Pampilhosa da Serra Inspira Natal, tal como o seu slogan indica, convida os visitantes a “saborear e reviver o tradicional natal serrano”.

PUBLICIDADE

O evento promove um Natal genuíno que valoriza a gastronomia típica, os produtos endógenos e as mostras de artesanato, através de vários expositores e ‘tabernas típicas’.

PUBLICIDADE

No que diz respeito às atuações musicais, a organização preocupou-se em criar um programa que abrange vários gostos, privilegiando, ainda assim, a música popular e tradicional. Houve também uma preocupação clara com o entretenimento para as crianças.

Nesse sentido e à semelhança de edições anteriores, no Inspira Natal existirá uma ‘Eira da Brincadeira’ a funcionar permanentemente, destinada a ocupar as crianças com diversas atividades lúdicas e tradicionais.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa contém alguns espetáculos destinados aos mais pequenos, como uma peça de teatro musical ou uma sessão de cinema infantil, por exemplo.

A TVI, juntar-se-á também a esta festa, através da emissão do programa “Somos Portugal, a partir do Inspira Natal, no dia 16 de dezembro.

O Mercadinho de Natal caracteriza-se por ser um local acolhedor, que alberga as bancas de alguns produtores regionais. É um local onde pode experimentar iguarias, comprar tradicionais presentes de Natal e fundir-se neste espírito que promete recriar o Natal de outros tempos.

Com a chegada do Natal, as iguarias típicas da nossa região são reinventadas e os seus sabores ganham o alento que outrora tiveram. Poderá ainda descobrir outras bancas tradicionais com variadas sugestões que prometem deixar água na boca, como a broa, o pão de ló ou as broinhas de natal.

A quinta edição do Inspira Natal, contará, uma vez mais, com o célebre festival da filhó espichada.

No “Aqui Espicho Eu!” terá oportunidade de colocar as “mãos na massa”, espichar a sua filhó e surpreender-se com o sabor de uma das melhores iguarias da nossa região.

As 8 freguesias do concelho já confirmaram a sua presença nesta iniciativa. Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Fajão-Vidual, Portela do Fojo-Machio, Unhais o Velho, Cabril, Janeiro de Baixo e Dornelas do Zêzere, estarão no Inspira Natal para nos apresentar várias formas de confecionar a tradicional filhó espichada.

No Inspira Natal, os adultos poderão visitar calmamente os tradicionais recantos do espaço, enquanto os mais pequeninos se divertem na “eira da brincadeira”.

O  local consiste num cantinho especialmente pensado para os mais novos, onde os mesmos poderão mergulhar numa vasta gama de jogos tradicionais didáticos, que prometem estimular a sua imaginação e criatividade.

Ao dispor dos pequenos serranos, teremos animadores profissionais que tudo farão para que o sorriso das crianças predomine ao longo dos 6 dias do Inspira Natal. Pinturas faciais, modelagem de balões, jogos de tabuleiro e expressões manuais, são apenas algumas das atividades de que os mais novos poderão desfrutar.

No dia 21 de dezembro, a TVI regressa ao concelho para a transmissão do Somos Portugal, a partir do Inspira Natal.

A celebração do Natal Serrano será abrilhantada com a animação característica que o famoso programa da estação promove nos locais que visita.

Pelo palco do programa passarão inúmeros artistas nacionais, bem como as gentes ligadas ao concelho que prometem demonstrar o seu talento e veia artística nas mais distintas áreas.

No decorrer da emissão, suceder-se-ão as entrevistas a partir do quartel dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, local que acolhe, uma vez mais, o Inspira Natal.

Do artesanato ao festival da filhó espichada, passando pelo mercadinho de Natal ou a eira da brincadeira, todos terão o merecido destaque no programa da mediática estação televisiva.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE