Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Pampilhosa da Serra descobre e valoriza o Açor

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 25-05-2021

Arrancou, ontem, na aldeia de Fajão, em Pampilhosa da Serra, o programa “Descobrir e Valorizar o Açor”, que assenta numa estratégia de educação ambiental municipal, baseada na adaptação às alterações climáticas, na gestão das áreas protegidas e classificadas, na valorização dos territórios do Interior e na diversificação e qualificação da oferta turística. 

PUBLICIDADE

A primeira sessão do programa, destinada a técnicos da autarquia e empresas de animação turística, foi subordinada ao tema “Interpretação do Património Natural” e dinamizada por Luiz Alves, Investigador do Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra. A sessão seguinte, que assenta sobre “Técnicas de Controlo de Plantas Invasoras”, será igualmente limitada a estes dois grupos, sendo que a partir do dia 12 de junho, decorrerão sessões abertas – mediante inscrição prévia -, a turistas, visitantes e população residente. (Poderá consultar o calendário completo na galeria de imagens). 

Em ambas as sessões, o objetivo passa por potenciar a formação de “guias de natureza especializados”, e com isso proporcionar uma experiência turística diferenciadora e pedagógica, profundamente enraizada com as particularidades do meio envolvente. 

PUBLICIDADE

publicidade

A abordagem complementar, de articulação do calendário entre a população residente, operadores turísticos, técnicos da autarquia, decisores políticos e turistas/visitantes, concede à estratégia uma dimensão transversal de relevo, sobretudo devido à importância do sistema turístico na criação de valor para a economia local, mas também na projeção da imagem do território. 

De resto, a estruturação do calendário anual de ações de educação ambiental, possibilitará testar as necessidades e perfis de consciencialização da cultura cívica vocacionada para a preservação do ambiente, ao mesmo tempo que procurará dar a conhecer melhor o território nas suas múltiplas vertentes: fauna, flora e geomorfologia. Serão ainda integrados elementos diferenciados do património cultural (material e imaterial), e focadas problemáticas como incêndios florestais, invasões biológicas, contaminação dos recursos hídricos e gestão dos recursos naturais, fazendo uso dos recursos integrados no Complexo do Açor (Rede Natura 2000) e áreas envolventes. 

PUBLICIDADE

Assim, a interligação entre as ações experimentais e de carácter educativo/formativo, com a componente de animação turística, assume-se como relevante na diferenciação do calendário de animação do território, em complementaridade da oferta das infraestruturas de turismo e lazer, com especial foco no turismo de natureza e ativo, alicerçada na qualidade dos patrimónios inimitáveis de Pampilhosa da Serra (natural, cultural e paisagístico). 

O Programa Descobrir e Valorizar o Açor será dinamizado em estreita articulação com o Plano de Ação e Estratégia do consórcio do Provere iNature – entidade que também cofinancia o projeto -, e será um importante ponto de partida não só para difundir conhecimento e consciencializar a sociedade, mas também para dar a conhecer ferramentas úteis para a valorização do território e dos seus ativos diferenciadores. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com