Coimbra

Pampilhosa da Serra convida a saborear e reviver o tradicional natal serrano

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-12-2018

De 14 a 16 e de 21 a 23 de dezembro, o Pampilhosa da Serra Inspira Natal, tal como o seu slogan indica, convida os visitantes a “saborear e reviver o tradicional natal serrano”.

PUBLICIDADE

Como tal, o evento promove um Natal genuíno que valoriza a gastronomia típica, os produtos endógenos e as mostras de artesanato, através de vários expositores e ‘tabernas típicas’. Para além disso, no que diz respeito às atuações musicais, a organização preocupou-se em criar um programa que abrange vários gostos, privilegiando, ainda assim, a música popular e tradicional.

Houve também uma preocupação clara com o entretenimento para as crianças. Nesse sentido e à semelhança de edições anteriores, no Inspira Natal existirá uma ‘Eira da Brincadeira’ a funcionar permanentemente, destinada a ocupar as crianças com diversas atividades lúdicas e tradicionais. Para além disso, o programa contém alguns espetáculos destinados aos mais pequenos, como uma peça de teatro musical ou sessões de cinema infantil, por exemplo.

PUBLICIDADE

publicidade

A TVI, juntar-se-á também a esta festa, através da emissão do programa “Somos Portugal, a partir do Inspira Natal, no dia 16 de dezembro.

No dia 15 de dezembro , pelas 14:45, o Auditório Municipal, em Pampilhosa da Serra, receberá a apresentação do livro ‘Mamã, tenho medo do fogo!’, que surgiu na sequência dos incêndios de outubro de 2017. Este livro conta a história de uma menina de seis anos, chamada Camila, que reside em Pampilhosa da Serra e viveu os incêndios de 2017 na companhia da avó, porque os pais se encontravam a apoiar a população.

PUBLICIDADE

Partindo da vivência de Camila, o livro fala da forma como a menina enfrentou a noite do incêndio, do apoio que a avó lhe deu, tentando distrai-la do que se passava no exterior, e da forma como encarou a aldeia depois do incêndio.

Fala também de valores como a amizade, a família a solidariedade ou a generosidade e lembra alguns cuidados a ter com o fogo. A história termina de forma positiva numa alusão aos heróis de verdade, onde Camila apresenta os seus heróis e convida os pequenos leitores a desenhar, também, os seus.

A apresentação contará com a presença da Doutora Dulce Simões, Professora Auxiliar do Instituto Miguel Torga, na qualidade de oradora.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE