Região

Pampilhosa da Serra com investimentos previstos de 20 milhões de euros até 2025

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 27-05-2022

O município da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, prevê receber investimentos superiores a 20 milhões de euros até ao final do mandato, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE

“A obra mais significativa é a requalificação da Estrada Nacional 344, numa extensão de quase oito quilómetros, entre o cruzamento de acesso a Oleiros e a Pampilhosa da Serra, no valor de 10 milhões de euros”, salientou Jorge Custódio.

O autarca revelou que o primeiro concurso, lançado em março, no montante de oito milhões de euros, ficou deserto e foi necessário o Governo lançar um novo concurso no montante de 10 milhões de euros, para acompanhar a subida dos preços.

PUBLICIDADE

O presidente da autarquia da Pampilhosa da Serra elogiou a ação do Governo, “que não deixou cair o projeto e a obra e acompanhou o escalonamento de preços”.

A construção dos sistemas de saneamento básico da Amoreira e Pessegueiro, da responsabilidade da APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, representa um investimento de 3,7 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Da parte do município, estão previstos investimentos de cerca de sete milhões de euros, sendo que o mais relevante, no valor de dois milhões de euros, se destina a requalificar a Casa Dr. Afonso para a criação de espaços ‘coworking’.

O objetivo, segundo Jorge Custódio, “é criar condições tecnológicas para que profissionais liberais possam trabalhar gratuitamente”.

Na zona industrial, a autarquia vai avançar com a construção de um pavilhão por 1,7 milhões de euros para instalar uma empresa de confeções, já sinalizada, que vai criar entre 50 e 60 postos de trabalho.

O executivo liderado por Jorge Custódio prepara-se também para lançar o concurso para a construção de uma nova travessia sobre o rio Unhais, no centro da vila da Pampilhosa da Serra, pelo preço base de 1,8 milhões de euros.

Ainda no centro da vila, está prevista a requalificação da zona do Cabecinho, junto ao rio Unhais, na continuação da praia fluvial, que será aumentada, num investimento estimado de 700 mil euros.

O município prepara-se também para lançar o concurso para a construção de um parque de lazer na zona ribeirinha de Unhais-o-Velho, junto ao edifício da Junta de Freguesia, orçado em meio milhão de euros.

“Todas estas obras estão para ser lançadas imediatamente”, sublinhou o presidente da Câmara, que, no entanto, mostrou alguma preocupação com a capacidade de execução das empresas de construção civil face à subida de preços e escassez de mão-de-obra.

Jorge Custódio recordou que o concurso inicial para as empreitadas de saneamento básico de Amoreira e Pessegueiro “já ficou deserto”.

Já esta semana, o autarca reuniu com empresários ligados à construção civil e atividades conexas para os esclarecer sobre os procedimentos de contratação pública que serão lançados pela Câmara nos próximos meses.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE