Região

Pampilhosa da Serra apoia 14 empresas com 125 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 22-05-2023

Câmara da Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra, formalizou 14 contratos de atribuição de apoio financeiro a empresas, num total de aproximadamente 125 mil euros, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Empreendedorismo.

PUBLICIDADE

“Este regulamento de apoio é claramente dirigido às pequenas e médias empresas existentes no concelho e às que se queiram instalar de novo, porque, para termos pessoas no interior, tem de haver empresas, que criem postos de trabalho e riqueza”, frisou à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Custódio.

A medida, que entrou em vigor no início do ano, tem uma dotação de 250 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Jorge Custódio, neste momento o valor total já está comprometido, com a aprovação de mais 13 candidaturas, que ainda não formalizaram o contrato de apoio, pelo que a medida “é um sucesso”.

“As candidaturas abriram a 02 de janeiro e no fim de março já estavam esgotadas”, realçou o autarca, adiantando que algumas empresas apoiadas vão instalar-se de novo no concelho e criar novos postos de trabalho.

PUBLICIDADE

O regulamento prevê comparticipações até 70% do investimento, até um limite de 10 mil euros, a fundo perdido, que podem ser majoradas até aos 80%, caso os novos investimentos incidam sobre a transformação de produtos regionais ou produzidos no concelho (sempre com os 10.000 euros como limite máximo).

Os apoios atribuídos pela autarquia da Pampilhosa da Serra destinam-se à requalificação dos serviços prestados em áreas como a eficiência energética, modernização tecnológica ou capacidade de produção.

“Este é um sinal de que a ‘massa’ empresarial do concelho está atenta e fez candidaturas sólidas para melhorar as condições das suas empresas”, disse ainda Jorge Custódio, salientando que o regulamento contribuiu também para a “criação de novas empresas”, nomeadamente na área do turismo de natureza.

“Se a este apoio ao empreendedorismo, juntarmos mais 250 mil euros do regulamento de apoio ao edificado para reconstrução de telhados, fachadas e eficiência energética, estamos a falar de um montante de meio milhão de euros, que para a nossa dimensão é bastante relevante”, sublinhou o presidente da Câmara.

O concelho de Pampilhosa da Serra tem uma superfície de quase 400 km2 no qual vivem, atualmente, pouco mais de 4.000 pessoas, tendo nos últimos 60 anos perdido uma parte substancial da sua população, “num fenómeno migratório que se estendeu a todo o interior do país e que foi motivado, em grande parte, pela procura de melhores condições de vida”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE