Região

Palitos de Flor vence concurso regional e representará a região de Coimbra no “European Food Gifts 2021”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-04-2021

O Município de Penacova apoiou as candidatas do seu concelho que concorreram à 1.ª edição da fase regional do Concurso “European Food Gift, organizada na Região de Coimbra pela CIMRC, no âmbito da distinção da “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 – 2022”.

PUBLICIDADE

Na categoria “Food Gift comestível” o representante do concelho de Penacova, foi a marca “Sabores do Alva”, de Cristina Marques Mendes, com as bolachas de cerveja artesanal e flor de sal, ao passo que na categoria “Food Gift não comestível” a representante foi Maria de Fátima Conceição Lopes, com os palitos de flor, que venceu a categoria de “Melhor Inovação em interpretação Contemporânea de Artesanato Tradicional” e a categoria – Food Gift não comestível do European Food Gift Challenge – Fase Regional.

Presente na cerimónia esteve o Vice-Presidente da autarquia de Penacova, João Azadinho, que realçou “o contributo e promoção que estes concursos dão é sempre bem-vindo, e é com muito orgulho, mote até da última campanha do município, que levamos o nosso património, a nossa gastronomia e a nossa arte de saber criar e inovar, a todos os cantos do mundo.” Não deixando ainda de salientar, que os tempos são difíceis para as pessoas que normalmente percorriam o país de lés-a-lés em feiras e certames, “que estes prémios sejam o significado de luta, persistência e perseverança que têm tido com toda esta situação, e que de alguma forma sirvam de motivação para os tempos vindouros, que esperemos certamente, que sejam mais positivos, não só para estas áreas em específico, mas para todas na sua globalidade.

PUBLICIDADE

publicidade

O concurso tem por base a promoção de cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar. Pretendendo ainda com isto, partilhar conhecimentos e boas práticas entre diferentes produtores e regiões, e apoiar os produtores e tradições locais através do aumento da visibilidade dos produtos a nível regional e internacional, permitindo que sejam associados a valores como a sustentabilidade, a elevada qualidade, e a forte ligação ao território e às suas comunidades. Os critérios de avaliação utilizados pelo júri foram diversos, tais como, embalagem, sustentabilidade, reciclabilidade, adequação ao transporte, design), produto (design, branding, imagem contemporânea, inovação), conexão à região de gastronomia (narrativa do produto e /ou produtor), originalidade (uso de variedades locais de animais / plantas ou matérias-primas, artesanato tradicional, design local), opinião pessoal (compraria este produto?).

Aos palitos de flor juntam-se os selecionados na categoria “Food Gift comestível”, Pudim das Clarissas e Cerveja Praxis, que receberão como prémio a inscrição na fase europeia do European Food Gift Challenge e terão acesso a sessões de mentoring em maio e junho de 2021 nas áreas de “Embalagem e design de equipamento”, “Storytellling” e “Desenvolvimento do produto”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE