Coimbra

Paliteira e Sarreiro em destaque nas Memórias de Penacova

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-11-2015

No âmbito do projeto “Memórias de Penacova”, que pretende através da Biblioteca Municipal de Penacova, recolher, preservar e divulgar o património cultural, imaterial do concelho, foi solicitado aos vários ranchos folclóricos do concelho, que escolhessem do seu espólio alguns trajes e artefactos usados na localidade da sua origem e durante um mês os mostrassem na Biblioteca Municipal de Penacova.

PUBLICIDADE

p

Estas exposições permitem que as crianças, quando vão à Biblioteca Municipal, contactem com as artes e ofícios que fazem parte da memória histórica do concelho de Penacova.

PUBLICIDADE

Também os idosos, nas suas idas à Biblioteca Municipal, contactam com estes objetos e acabam por relatar algumas vivências com eles relacionadas, que são guardadas em suporte digital.

Os idosos da Fundação Mário da Cunha Brito, de São Pedro de Alva visitaram, na Biblioteca Municipal, uma exposição promovida pelo Rancho Folclórico “As Paliteiras de Chelo”.

PUBLICIDADE

Nesta exposição, para além de outros trajes típicos, estão destacados a Paliteira e o Sarreiro. A manufatura dos palitos surgiu no Mosteiro de Lorvão e daí se alastrou para localidades próximas.

Em Chelo existiram muitas paliteiras, que encontravam nesta atividade uma excelente e complementar fonte de rendimento. A qualidade e destreza das paliteiras foi avaliada e premiada em vários certames internacionais.

O sarro era uma atividade típica da freguesia de Lorvão, nomeadamente Chelo, Rebordosa e S. Mamede. Os sarreiros deslocavam-se até ao Ribatejo, Beiras, Gândaras e Bairrada para tirar o sarro dentro dos barris, pipas, toneis e depósitos de vinho, que depois era vendido para fazer conservantes de vinho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE