Coimbra

Ovelhas de Oliveira do Hospital vão passear em Lisboa!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-02-2017

É um desejo “antigo” de José Carlos Alexandrino,  que  se vai concretizar em 2017: A Festa do Queijo Serra da Estrela  de Oliveira do Hospital vai realizar uma inusitada e mediática ação de promoção na capital.

PUBLICIDADE

Apresentação da Festa na iniciativa da ADIBER no Aromas da Sé.

Apresentação da Festa na iniciativa da ADIBER no Aromas da Sé com os vereadores Nuno Ribeiro e Graça Silva, o Presidente da Câmara José Carlos Alexandrino e Miguel Ventura, líder da ADIBER.

No dia 6 de março, as ovelhas bordaleiras, o queijo, o requeijão e os enchidos de Oliveira do Hospital vão “desfilar” no cosmopolita Chiado lisboeta!

O rebanho será guardado pelo “pastor” Fernando Mendes, o apresentador que apadrinha esta festa do queijo serrano e dá a cara neste spot promocional.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital fez esta revelação durante mais uma apresentação da Festa do Queijo, desta vez numa iniciativa que a ADIBER está a promover no espaço Aromas da Sé, na Sé Velha, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A ADIBER, em parceria com o espaço Aromas da Sé, está a realizar, até amanhã, a iniciativa “Beira Serra +IN City”, com o objectivo de divulgar a Região da Beira Serra na cidade de Coimbra, dando a conhecer alguns dos seus produtos diferenciadores, a sua cultura e as suas tradições, aproximando o público citadino deste Território.

IMG_7075

O momento contou com uma boa degustação de queijo e requeijão, bem como com a excelente actuação de LP Music.

Miguel Ventura, Presidente da ADIBER, revelou que a escolha do local, junto à Sé Velha em Coimbra, é uma forma de promover a Região junto do inúmeros turistas que aí afluem, captando a sua atenção para uma área geográfica que tem para oferecer uma riqueza paisagística, ambiental, patrimonial, cultural e gastronómica muito diversificada, alicerçadas na arte de bem receber por parte de pessoas acolhedoras e afectuosas, criando assim motivos para que a possam visitar.

No Aromas da Sé estão disponíveis produtos locais de qualidade, da gastronomia e do artesanato, momentos culturais e informação turística de toda a região que congrega os Concelhos de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, com destaque para a promoção das iniciativas que aqui irão decorrer, como seja o Entrudo das Aldeias do Xisto de Góis, o Carnaval de Côja (Arganil), a Feira do Queijo e Mostra de Gastronomia de Tábua e a Feira do Queijo de Oliveira do Hospital.

Miguel Ventura aproveitou o momento para reafirmar que a ADIBER está sempre com os municípios  e para desejar o maior sucesso ao evento promovido pela edilidade oliveirense.

 

 Fernando Mendes (acompanhado pelo pastor António lameiras

Fernando Mendes com o pastor António Lameiras

Com centenas de expositores de produtos endógenos, artesanato, gastronomia, entre outros artigos, a Festa do Queijo Serra da Estrela, que decorre nos dias 11 e 12 de março, tem como rei da festa o Queijo Serra da Estrela DOP, uma das 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa.

Durante os dois dias do segundo fim-de-semana de Março, são esperados milhares de visitantes na maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal, que poderão desfrutar de um evento de montanha onde predominam as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias, fabrico de queijo e requeijão ao vivo, exposição de animais e muita animação cultural e musical.

Fernando Mendes é o  “Padrinho” que vai dar mais notoriedade à marca “Festa do Queijo Serra da Estrela, fortalecendo em simultâneo a imagem de Oliveira do Hospital.

José Carlos Alexandrino, Presidente da câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que não se cansa de reclamar mais fundos comunitários para o seu concelho,  revelou que deseja que o seu “Cavaleiro” exposto no vizinho (da Sé Velha) Museu Machado de Castro regresse a Oliveira do Hospital.

O líder do município oliveirense acrescentou que em 2017 pretende fazer no coração de Lisboa (com o seu amigo Fernando Mendes) ainda mais do que fez em 2016 na Praça 8 de Maio, em Coimbra.

Recordamos que um  rebanho de ovelhas da Raça Bordaleira Serra da Estrela, bem como o  Pastor  (o ator Manuel Melo) surpreenderam todos os que passavam em frente à Igreja de Santa Cruz.

Graça Silva, Vereador da da Educação e Desporto, contou-nos que na feira deste ano vão tentar confeccionar “O maior Requeijão, “O maior Queijo Fresco” e “O maior Iogurte”, todos com leite da ovelha Bordaleira Serra da Estrela.

Os recordes não ficam por aqui, pois, como disse José Carlos Alexandrino, é por altura desta grande festa que se levanta mais dinheiro nos terminais Multibanco instalados em Oliveira do Hospital. “Milhares e milhares de pessoas” participam o evento que este ano espera bater mais um recorde de visitantes.

Inovação é o que não falta nesta cidade serrana! Graça Silva adianta que os visitantes podem contar com diversos show coockings: Cristina Manso Preto, Paulo Sousa (um jovem oliveirense que dá “cartas” em Lisboa) e Manuel André (é da terra, venceu o Masterchef) vão cozinhar  para si.

Os visitantes  podem ainda comer uma fatia da mega pizza com Queijo Serra da Estrela confeccionada pela selecção nacional de pizzaiolos.

O Município de Oliveira do Hospital promove ainda, pelo terceiro ano consecutivo, o concurso “A Maior Abóbora”, que tem como objetivo dar visibilidade a um produto endógeno que depois de transformado é considerado um ótimo acompanhamento para o consumo de queijo ou requeijão Serra da Estrela.

O líder da autarquia oliveirense enfatizou que este certame visa defender o queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) Serra da Estrela.  Nada de misturas! Há “Tipo”, há “Serra”, há “Da Serra”, mas só o “Serra da Estrela, com aquele selo que atesta a origem é que genuíno. E o que pode comprar nesta feira é todo de Oliveira do Hospital. 

Nuno Ribeiro, Vereador do Desporto e Juventude, em tom de brincadeira, lembrou que o Queijo Serra da Estrela é um bom aperitivo para a prova de BTT que decorrerá por ocasião da festa.

A Festa, a primeira com dois dias”, como salientou Alexandrino, conta com a participação de mais de 300 vendedores de queijo, enchidos e artesanato.

 

fq

Na Semana da Gastronomia (entre 6 e 12 de março) poderá apreciar os melhores produtos endógenos em vários restaurantes de Oliveira do Hospital. Mostramos a ementa nos próximos dias.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE