Coimbra

Outras Terras, Outros Sons em Góis

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-08-2018

Dezassete artistas de vários países apresentam na sexta-feira, em Góis, o resultado das residências artísticas naquele concelho, com obras que se deixam influenciar pelas comunidades e paisagens locais.

PUBLICIDADE

A apresentação de “outras Terras, outros Sons” decorre na sexta-feira, às 21:30, na antiga escola primária do Bordeiro, com a apresentação dos diversos projetos, que vão da música à fotografia, passando pela performance, anunciou a associação cultural RaizVanguarda, que produz o evento em conjunto com o coletivo londrino Curiosa Productions.

PUBLICIDADE

publicidade

Os 17 artistas, com idades entre os 24 e os 50 anos, estão em residência artística desde 01 de agosto até domingo, e vêm de países tão distintos como a Roménia, Suécia, Estados Unidos ou África do Sul, refere a associação.

Segundo o presidente da RaizVanguarda, Luís Carvalho, esta é a terceira edição desta iniciativa, que organizam em agosto, abrindo este ano as candidaturas também a artistas visuais, depois de duas edições dedicadas a músicos.

PUBLICIDADE

“A apresentação vai ocupar toda a nossa sede, que é numa antiga escola primária, com diferentes apontamentos – música, exposições ou performance – e com intervenções a acontecer simultaneamente, umas em contínuo e outras pontuais”, disse à agência Lusa Luís Carvalho.

Todas as obras que vão ser apresentadas foram criadas durante a residência, em que os artistas passam a “a maior parte do tempo na rua, a interagir com a população local”, sublinhou.

“Há um diálogo contínuo com a população local e a população acaba por se tornar parte ativa de todo o processo”, notou, referindo que os vídeos e fotografias são inteiramente produzidos no concelho de Góis, mas também a música deixa-se contagiar pelo ambiente, seja a partir das concertinas de músicos locais ou de recolhas de paisagens sonoras no concelho.

De acordo com Luís Carvalho, esta iniciativa tem vindo a registar um maior interesse por parte de artistas estrangeiros.

Depois de começarem com sete músicos na primeira edição, neste ano registaram 40 candidaturas e um grupo de artistas “mais diverso”.

Andrei Argaetic (Roménia), Marie Pierre Cravedi (França), Sonya Rademeyer (África do Sul), Jason Gong (EUA), Hannah Ramsten-Hardy (Suécia), Francis Booth, Sophie Reeves,  Josh Geffin (Reino Unido), Berfin Aksu (Turquia), Bozhana Karadalieva (Bulgária), Chloe Lam (Hong Kong), Jorge Salgado (Espanha) e Henrique Apolinário (Portugal) são alguns dos artistas que participam em Outras Terras, Outros Sons.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE