“Os Verdes” questionam Governo sobre plantação de eucaliptos em Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-07-2017

O partido ecologista “Os Verdes” questionou o Ministério da Agricultura sobre uma plantação recente de eucaliptos em Vale da Clara, no concelho de Vila Nova de Poiares, numa localização que considera “inapropriada”, foi hoje divulgado.

PUBLICIDADE

eucalipto

Segundo o deputado José Luís Ferreira, uma das áreas da plantação de eucaliptos “dista apenas cerca de cinco metros de uma das habitações”.

PUBLICIDADE

“Dada a localização inapropriada de toda a plantação, a população teme pela segurança da localidade, em particular das habitações mais próximas”, refere o deputado que enviou uma pergunta ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através da Assembleia da República.

No documento é referido que o partido ecologista “Os Verdes” esteve reunido com moradores de Vale da Clara, no dia 08 de maio, “para ouvir as suas queixas” relativamente a uma plantação recente de eucaliptos na povoação “que dista cerca de cinco metros de uma das habitações, com uma área aproximada de um hectare”.

PUBLICIDADE

Segundo a nota, os moradores transmitiram que já entraram em contacto com várias entidades, nomeadamente o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), “no sentido de obterem esclarecimentos sobre esta plantação, pois consideram a localização inapropriada, podendo futuramente comprometer a segurança da localidade, em particular as habitações mais próximas”.

Segundo os habitantes, também já foram solicitadas verbalmente explicações à delegação da Lousã do ICNF, “as quais indicavam que a plantação se encontra dentro da legalidade”.

“A parte do terreno limítrofe à estrada, numa faixa com cerca de 25 metros paralela à via, encontra-se, desde 2014, classificada como solo urbano (espaços residenciais) e a restante área como solo rural, qualificado de áreas agrícolas de produção 2, usos que não integram a produção florestal”, acrescenta a nota.

Na pergunta ao Governo, o parlamentar ecologista José Luís Ferreira quer saber se o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural “confirma que deu entrada a comunicação prévia para a plantação de eucaliptos em Vale da Clara, Vila Nova de Poiares”.

“Tendo em consideração que parte da propriedade está classificada como solo urbano (espaços residenciais) por que motivo ocorreu esta plantação de eucaliptos?”, questiona o deputado.

José Luís Ferreira pergunta ainda se “para além de parte da plantação ocorrer dentro do perímetro urbano, esta respeitou as normas, nomeadamente no que concerne às distâncias quer da via estrada, quer das habitações”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE