Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Os Verdes levam abate de árvores na Serra da Lousã à Assembleia da República

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-10-2020

O abate de árvores em cerca de 40 hectares de floresta da Rede Natura 2000 junto à aldeia do Xisto do Talasnal,na Serra da Lousã, foi hoje motivo para o partido os Verdes questionar o Governo acerca do “corte raso” de árvores que “já está a ser efetuado por madeireiros” depois da denuncia da Associação de Recuperação do Talasnal.

PUBLICIDADE

A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes sublinha, em comunicado enviado a Notícias de Coimbra, que “não se trata das ações de desbaste que o Governo referiu como necessárias, mas sim de ações de corte raso” que o partido já tinha questionado, em 2017, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, sobre o eventual corte raso de árvores, por particulares, numa área estimada em 40 hectares junto à Aldeia de Xisto do Talasnal, em plena Serra da Lousã.

PUBLICIDADE

publicidade

A mata onde estava previsto o respetivo abate raso, envolvendo zona de pinhal e o centenário e maior soito da Serra da Lousã, encontra-se a sul da aldeia do Xisto do Talasnal, espaço incluído no Sítio de Importância Comunitária Serra da Lousã – Rede Natura 2000.

O corte raso põe em causa não só a própria paisagem, que atrai inúmeros visitantes e turistas, mas também acentua o risco de erosão dos solos (pela orografia do terreno), pela destruição do “habitat” natural da fauna existente (veados, corços, javalis e muitas outras espécies) e de proliferação de espécies invasoras, como acácias e eucaliptos, enfatisa a deputada.

PUBLICIDADE

Na resposta aos Verdes, o Governo, para além de referir que tinha sido realizada uma visita ao local (em 2017) constatando que ainda não tinha ocorrido quaisquer abates, mencionou que os terrenos são privados não competindo ao Instituto de Conservação da Natreza e Florestas a sua gestão. Todavia, aponta para a necessidade de ações de desbaste, em particular na área de pinhal com cerca de 20 a 30 anos, dada a elevada densidade.

Destruir de forma massiva uma grande mancha florestal em plena Rede Natura 2000 coloca em causa o ambiente, os ecossistemas, pela alteração drástica da paisagem, salienta.

Dirigindo-se ao Ministério do Ambiente e da Ação Climática, via parlamento, os verdes questionam se Governo tem conhecimento que está a decorrer o corte raso de árvores, junto à Aldeia de Xisto do Talasnal (Serra da Lousã), em plena área da Rede Natura 2000.

“Tendo em consideração que a grande mancha florestal que está a ser abatida encontra-se na Rede Natura 2000”, osverdes perguntam quais as “medidas o Governo pensa tomar para travar este corte indiscriminado e salvaguardar os valores paisagísticos e ambientais daquela zona” e “se o ICNF, desde 2017, realizou ações de monitorização no local, atendendo a que a zona está inserida em território do Sistema Nacional de Áreas Classificadas,

Os verdes querem tornar público “se foram detetados cortes indiscriminados de árvores e que tipo de espécies foram abatidas”.

E terminam instando o Ministério do Ambiente e da Ação Climática a tirar conclusões sobre o “abate indiscriminado deste tipo, que para além de destruir o habitat e colocar em causa a paisagem, pode acentuar a erosão do solo e a proliferação de espécies invasoras como as acácias”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com