Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Os Verdes criticam atrasos na Linha da Beira Alta

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-09-2018

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou hoje que a Linha da Beira Alta tem sido “uma das linhas esquecidas e secundarizadas”, criticou os atrasos que se verificam nesta via e exigiu mais investimento no material circulante.

PUBLICIDADE

 

A Linha da Beira Alta, que liga a Pampilhosa (no concelho da Mealhada) à fronteira com Espanha (Vilar Formoso), “tem sido uma das linhas esquecidas e secundarizadas”, disse Miguel Martins, da Comissão Executiva do PEV, que falava à agência Lusa em Coimbra, no âmbito da ação nacional do partido “Comboios a Rolar, Portugal a Avançar”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Miguel Martins, os utentes desta linha têm relatado “sucessivos atrasos, quer nos comboios regionais quer nos intercidades”, sendo necessário mais investimento no material circulante, funcionando na linha “os mesmos comboios de há 20 ou 30 anos e alguns até há mais”.

Apesar do investimento que está preconizado para a Linha da Beira Alta, o membro da comissão executiva do PEV sublinhou que, para além do investimento em infraestruturas, é necessário investimento em comboios e na sua manutenção, nomeadamente através da contratação de mais trabalhadores para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF).

PUBLICIDADE

“O investimento na ferrovia está muito canalizado para as infraestruturas e é preciso mais investimento para o material circulante e a contratação de mais trabalhadores”, vincou, referindo que as contratações anunciadas pelo Governo para a EMEF “são insuficientes”.

Para além disso, Miguel Martins chamou ainda a atenção para o facto de “algumas estações não terem as devidas condições” e outras registarem falta de funcionários.

“O transporte ferroviário é essencial, no contexto da mobilidade dos passageiros. Esta é uma das poucas linhas que resiste no interior e deve manter-se. Faz sentido melhores condições e mais comboios a circular na Linha da Beira Alta”, salientou.

A comitiva do PEV falava à agência Lusa antes de entrar no comboio em direção à Pampilhosa, onde depois seguiriam com destino a Santa Comba Dão, no âmbito da ação nacional que o partido tem realizado em defesa do transporte ferroviário e que termina no sábado.

Aquando do arranque desta iniciativa, em agosto, o partido tinha apontado para o investimento na ferrovia como “um pilar fundamental na luta” do próximo Orçamento do Estado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com