“Os Verdes” alertam para falta de segurança nos autocarros do ramal da Lousã

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-04-2018

O partido ecologista “Os Verdes” alertou o Governo para a falta de condições de segurança dos autocarros que asseguram o transporte alternativo ao ramal ferroviário da Lousã, encerrado para obras há cerca de oito anos, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

METRO MONDEGO

Num requerimento apresentado na Assembleia da República, a que a agência Lusa teve acesso, o grupo parlamentar daquela força política questiona o Ministério das Infraestruturas e Planeamento sobre o estado dos veículos e sobre a fiscalização das condições de segurança.

PUBLICIDADE

Segundo “Os Verdes”, os autocarros “não têm a manutenção adequada, deixam entrar água (sobretudo junto às janelas), as campainhas nem sempre funcionam, tal como o ar condicionado, algumas bagageiras interiores (prateleiras) estão danificadas, tendo já existido queixas de motoristas (a maioria com contratos precários) relativamente às condições de segurança, nomeadamente falhas nos sistemas de travagem”.

O Ramal da Lousã foi encerrado há mais de oito anos para obras que visavam a instalação de um sistema de metro, que serviria tanto a área de influência do ramal como a cidade de Coimbra, “opção que ‘Os Verdes’ sempre rejeitou”, lê-se no documento.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este encerramento constituiu um rude golpe na mobilidade da população, em particular dos concelhos da Lousã e de Miranda do Corvo, bem como da freguesia de Ceira (Coimbra), pois hoje nem têm o comboio nem o metro ligeiro”, lamenta o partido “Os Verdes”.

Iniciadas pelo último Governo de José Sócrates, as empreitadas foram depois suspensas por razões financeiras, passando os utentes do serviço público ferroviário a ser transportados de autocarro.

De acordo com aquela estrutura política, trata-se de “um serviço em nada equivalente ao comboio em termos de rapidez, conforto ou sustentabilidade, fazendo com que as populações continuem a travar várias lutas exigindo a reposição do comboio”.

Na pergunta dirigida à tutela, os ecologistas questionam se “o Ministério das Infraestruturas e Planeamento confirma que a empresa de autocarros contratada para ligar Serpins a Coimbra não tem feito a devida manutenção ao material circulante, conforme os passageiros se queixam”.

A iniciativa parlamentar pergunta também se o ministério “tem fiscalizado e monitorizado as condições em que é realizado o transporte rodoviário que assegura a mobilidade no encerrado ramal da Lousã”.

“Que medidas irão ser tomadas para que os autocarros que asseguram o transporte entre Serpins e Coimbra circulem nas devidas condições de segurança e conforto”, questiona ainda o requerimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE