Coimbra

Os telhados da Cultura

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 10-09-2013

Oito projetos de recuperação de património, três dos quais inseridos no programa Rota das Catedrais, vão ser lançados no próximo ano, na Região Centro, anunciou hoje a Secretaria de Estado da Cultura.

PUBLICIDADE

Os oito projetos são apresentados publicamente na quarta-feira, na Sé de Viseu, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

“Os projetos apresentados pela Direção Regional de Cultura do Centro ao Programa Mais Centro, da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro/QREN, têm um valor de três milhões de euros, dos quais 85% atribuídos pelo FEDER e 15% de contrapartida nacional”, refere uma nota de imprensa do gabinete de Barreto Xavier, divulgada hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

Os projetos integrados na Rota das Catedrais destinam-se a recuperações nas sés de Viseu, da Guarda e de Leiria.

Na Sé de Viseu será recuperada toda a cúpula e parte dos retábulos e, na de Leiria, a Casa do Sineiro. Para a Sé da Guarda está prevista a recuperação do telhado, a limpeza do retábulo e a introdução de aquecimento de conforto nos bancos.

PUBLICIDADE

A Rota das Catedrais resultou de um acordo celebrado entre o Estado português e a Conferência Episcopal Portuguesa.

Além das obras inseridas no programa Rota das Catedrais, haverá outras em património cujo valor é considerado histórico, como a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, onde viveu o cônsul Aristides de Sousa Mendes, que salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto.

Na Casa do Passal, que se encontra em elevado estado de degradação, será recuperado o telhado e feita a sustentação das vigas das paredes.

Estão também previstas obras de recuperação dos telhados e de talha interior da Igreja da Vista Alegre, em Ílhavo, e do claustro do Mosteiro de Semide, em Miranda do Corvo.

Em Coimbra, será recuperado o telhado de uma das alas do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e o telhado da Igreja do Carmo.

“Todos os projetos deverão ser lançados em 2013 e terminados no final de 2014, exceto o Mosteiro de Semide, que só terá a obra terminada em meados de 2015”, assegura a secretaria de Estado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE