Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Os senhores da Europa sabem que Coimbra está contra o desmantelamento do Hospital dos Covões? (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-05-2021

O movimento pelo não desmantelamento do Hospital dos Covões levou profissionais de saúde e utentes a concentrarem-se em frente ao Convento São Francisco, no dia em que a “Europa está em Coimbra”, para alertar para a questão do abandono dos Covões, mas os decisores europeus não ouviram a mensagem.

PUBLICIDADE

Sandra Simões, médica no Hospital dos Covões e presidente da associação Centro Saudável – Associação Juntos Pela Saúde No Centro, organizou esta ação para dar voz aos profissionais de saúde e utentes que pretendem recuperar o Hospital dos Covões em todas as suas valências.

“Queremos ter a resposta e capacidade instalada para receber os doentes da região Centro, capacidade que não existe de momento, estamos aos poucos a perder capacidade de resposta,  a começar pelo Hospital dos Covões. Fomos perdendo valências, perdendo profissionais, qualidade e não é isso que queremos para os nosso concidadãos. Queremos ter a possibilidade de dar uma resposta capaz em termos de saúde na região Centro e isso está-nos a ser retirado”, refere Sandra Simões ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia em que Coimbra recebe dirigente europeus, a médica questiona “que cidade é que queremos de futuro se uma das mais-valias que tínhamos estamos a desprezá-las? E nós estamos a dizer “não” a isso mesmo. Viemos mostrar que há pessoas descontentes, viemos representar 38 mil pessoas de um grupo, um movimento que se organizou espontaneamente quando se apercebeu do rumo da saúde na região Centro”.

Questionada sobre uma eventual resposta do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) sobe o desmantelamento da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital dos Covões, Sandra Simões afirma que até ao momento os profissionais do Hospital dos Covões ainda não receberam qualquer resposta por parte dos CHUC sobre o desmantelamento que decorreu na semana passada.

PUBLICIDADE

Veja o direto NDC com Sandra Simões:

 

Deolinda Portelinha, médica que fez parte do corpo médico e administrativo do Hospital dos Covões, esteve presente na ação e afirma que depois da integração do Hospital dos Covões nos CHUC a atitude que houve foi a de desmantelar progressivamente o Hospital dos Covões, tendo sido retiradas diversas especialidades sem um plano estratégico.

Acrescenta que não percebe porque foi retirada a Unidade de Cuidados Intensivos que tão eficazmente respondeu às necessidades na pandemia de covid-19 e alerta para um abandono progressivo dos Covões.

Veja o direto NDC com Deolinda Portelinha:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com