Região

“Os pobres não podem esperar” alerta Bispo de Coimbra nos 500 anos da Misericórdia de Soure (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-11-2022

“Os pobres não podem esperar”. Foi esta a mensagem que o Bispo de Coimbra deixou hoje na missa que celebrou os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Soure. D. Virgílio Antunes apelou a que “não faltem os Homens bons” para exercer a solidariedade social, alertando que considera fundamental “que as organizações não sejam postas à frente das pessoas”.

PUBLICIDADE

A Santa Casa da Misericórdia de Soure assinalou cinco séculos ao serviço da comunidade também com a inauguração do Centro de Memória assim como das novas instalações dos Serviços Centrais, na antiga Casa dos Magistrados. No edifício, que foi “totalmente recuperado” vão também funcionar os Serviços Centrais da Santa Casa de Soure, na Avenida dos Bombeiros Voluntários.

O novo espaço cultural é constituído por “um núcleo museológico e um centro de documentação histórica onde se exibe o valioso património da Misericórdia de Soure que ilustra o percurso histórico da instituição desde 1520 com recurso a textos, imagens, objetos e documentos, alguns inéditos”.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Soure destacou que ao longo da história, “vão-se mudando os conceitos mas as necessidades mantêm-se nos dias de hoje” referindo-se à assistência “aos mais desprotegidos, mais pobres e mais fracos”, uma obra desenvolvidas há cinco séculos pelo legado da Rainha D. Leonor, que fundou as Santas Casas da Misericórdia.

Mário Jorge Nunes disse acreditar que “para além da história existe muito potencial para o futuro da Santa Casa de Soure” que emprega cerca de duas centenas de pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Martins, provedor da SCMS, afirmou que a “sociedade reclama cada vez mais a necessidade de ser apoiada nos “vários tipos de pobreza” e que é urgente “cuidar, cuidar com carinho e levar aos utentes” das várias valências da organização o “apoio material mas também o apoio psicológico”. Enalteceu “toda a obra” dos que o antecederam na condução da instituição.

Veja os vídeos dos diretos Notícias de Coimbra.

 

 

 

por Maria da Graça Polaco,

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE