Coimbra

Orfeon Académico de Coimbra assinala hoje o aniversário da sua primeira atuação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-12-2020

O Orfeon Académico de Coimbra (OAC) assinala hoje o aniversário da sua primeira atuação pública com um concerto digital. “Visitação do Messias de Handel” que se realiza pelas 20H00, sem público presencial, mas transmitido em direto no Facebook pela tvAAC e partilhado pelo OAC na sua própria página.

PUBLICIDADE

O coro que celebra 140 anos de existência, e assim permanece o mais antigo de Portugal em funcionamento, é regido pelo Maestro e Diretor Artístico Artur Pinho Maria.

PUBLICIDADE

Para além de peças selecionadas da obra Messias de Handel, o programa inclui temas de John Ruther e da Oratória de Natal de Camille Saint-Saens.

As vozes são acompanhadas por órgão de tubos (interpretado por João Henriques) e por quarteto de cordas.

PUBLICIDADE

publicidade

Este concerto conta com o apoio da Universidade de Coimbra e insere-se no seu ciclo de música Orphika.

O Orfeon deu início às comemorações dos seus 140 anos no dia 29 de outubro, celebrações que se prolongam ao longo do ano 2021.

Para Maria João Santo, Presidente do Conselho Diretivo, “é importante festejar este dia como forma de perpetuação de um organismo que continua a honrar a cultura e a academia em Coimbra. É quase um século e meio de música e de promoção cultural de que nos orgulhamos e queremos marcar no dia de hoje”.

“O OAC pisou já em três séculos, com diferentes realidades. O seu papel enquanto divulgador da cultura, em especial da música, com o carácter filantropo que o caracteriza está de tal forma inscrito no ADN de todos os que passaram por este organismo, que estes ficam mais enriquecidos enquanto seres Humanos”, refere por seu lado Glória Chichorro, Presidente da Comissão Organizadora dos 140 Anos.

A iniciativa conta ainda com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE