Primeira Página

Ordens dos médicos e farmacêuticos entregam mascaras a profissionais de saúde na Lousã

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-05-2020

Três farmácias e um laboratório de análises clínicas da Lousã vão receber máscaras e equipamentos de proteção individual doados através do movimento “Todos Por Quem Cuida” .

PUBLICIDADE

Ao todo, a nível nacional, mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas recebem estes materiais que, assim, apoiam o regresso à atividade regular das unidades mais fragilizadas pelo impacto da doença COVID-19, garantindo a proteção dos colaboradores e as condições para prestar cuidados farmacêuticos essenciais para as comunidades locais, divulgou hoje a SRCOM.

PUBLICIDADE

A iniciativa criada pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – e de outras instituições da sociedade civil, continua a receber o contributo de inúmeras entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a COVID-19.

Amanhã, dia 28 de maio, a partir das 10h00 horas, os promotores da iniciativa estarão na Farmácia Serrano, na Farmácia Fonseca e na Farmácia Torres Padilha, e, por fim, no Laboratório de Análises Clínicas Arunce, contando com a presença de Anabela Mascarenhas (presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos), Lúcia Santos (secretária-geral da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos), Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, e Inês Mesquita, vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde a sua criação, o movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para proteção individual e outros materiais determinantes para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses. Os donativos estão a permitir comprar diverso equipamento hospitalar para as unidades do Serviço Nacional de Saúde, bem como para instituições dos setores social e privado. Os donativos serão ainda aplicados e distribuídos pelas farmácias comunitárias e laboratórios de análises que reportaram necessidades, validadas pelo movimento, considerando o impacto da pandemia na sua atividade regular e a equidade no acesso aos medicamentos e aos cuidados farmacêuticos. Neste contexto, os promotores e parceiros desta iniciativa estão a visitar unidades em todo o País para concretizar as entregas e perceber as necessidades e desafios à retoma da atividade regular.

Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados: Conta CGD número 0646 017662 930,  IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21 ou NIB 0035 0646 00017662 930 21. Os donativos em espécie e os pedidos de apoio podem ser comunicados à Comissão de Acompanhamento através dos endereços de correio eletrónico todosporquemcuida@ordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@ordemfarmaceuticos.pt.

A iniciativa destina-se a apoiar médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes operacionais, secretários clínicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, as forças de segurança, bombeiros, e cuidadores, entre outras profissões chamadas a combater a COVID-19.

Recorde-se que o movimento responde a um apelo nacional e materializa a resposta de todos os que desejam apoiar quem cuida, reconhecendo que esta crise só será ultrapassada com a participação, a solidariedade e a união de todos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE