“Popularidade dos Franciscanos deve-se à proximidade com o povo”!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 16-06-2017

A Ordem Franciscana, com 800 anos de presença em Portugal, foi o movimento monástico de maior amplitude social em toda a história do país, considerou hoje, em Coimbra, o académico e investigador Saul António Gomes.

PUBLICIDADE

franciscanos

Segundo o professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a popularidade da ordem franciscana no passado e no presente deve-se, em parte, “à proximidade” com o povo.

PUBLICIDADE

“Deixou uma herança imensa no património espiritual e católico e no património cultural e monumental, que é artístico, literário e teológico”, disse Saul António Gomes à margem da conferência “800 anos de presença franciscana em Portugal”, inserida nas jornadas que decorrem hoje e sábado no Convento de S. Francisco, em Coimbra, sobre os “Oito séculos de presença franciscana – Memória e Vivência”.

Saul António Gomes salientou que esse património é “estrutural, porque foi construído ao longo de 800 anos de persistência e de avanços e recuos”.

PUBLICIDADE

As manifestações de culto a Santo António, ao Natal e ao presépio e a Cristo morto têm, de acordo com o investigador, “chama franciscana”.

“Os franciscanos transmitiam uma mensagem percetível para grandes e pequenos. É uma ordem de ação que estava no terreno, junto das pessoas, com uma intensa atividade pastoral, assistencial e missionária”, sublinhou.

Segundo o investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da UC, o facto de se falar português em muitos países do mundo deve-se, em grande parte, à ação dos franciscanos, durante a época de expansão portuguesa.

“A expansão portuguesa no mundo foi entendida como uma missão evangélica, pois (o rei) D. Manuel estabeleceu o império ao serviço da ideia de Deus e Cristo”, disse Saul António Gomes.

A Ordem Franciscana, fundada por São Francisco de Assis em 1209 estabeleceu-se em Portugal em 1217, começando por Coimbra, Guimarães e Alenquer.

No ano 1500, revelou Saul António Gomes, existiam em Portugal 71 claustros franciscanos, dos quais 18 eram femininos, dimensão que nenhuma outra ordem religiosa conseguiu alcançar.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE