Coimbra

Ordem dos Médicos organiza homenagem a Norberto Canha

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-01-2019

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos vai acolher e organizar a homenagem a Norberto Canha, insigne Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e ilustre representante da Escola Médica de Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta homenagem, a ter lugar no dia 24 de janeiro (quinta-feira), pelas 18:00, na Sala Miguel Torga da Ordem dos Médicos, em Coimbra, contará com as intervenções do Embaixador da República da Guiné-Bissau, Dr. Hélder Vaz Lopes, do Cônsul da República da Guiné-Bissau no Porto, Dr. José Manuel Pavão, do Subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Prof. DoutorPaulo Moura, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Prof. Doutor Fernando Regateiro, do médico e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Norberto Canha e do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes.

PUBLICIDADE

publicidade

O Professor Noberto Canha tem desenvolvido um importante trabalho humanitário em prol dos doentes da Guiné-Bissau, nomeadamente daqueles que sofrem de filariose linfática, também conhecida como elefantíase.

Colegas e amigos, com o patrocínio da Embaixada da República da Guiné-Bissau, decidiram levar a cabo uma homenagem, como reconhecimento desta componente humanitária e solidária da personalidade do médico filantropo.

PUBLICIDADE

Norberto Canha, natural de Vales, Alfândega da Fé (Bragança), possui registo de nascimento a 18 de agosto de 1929. Cursou Medicina em Coimbra findo o qual se inscreveu na Ordem dos Médicos a 24 de abril 1957. O médico ortopedista desde sempre se interessou pela filariose linfática, doença que afeta muitos cidadãos em África, nomeadamente, na Guiné-Bissau.

Dando sequência a um trabalho realizado nos anos 60, quando prestou serviço militar na Guiné (cirurgião militar mobilizado entre 1961 e 1963), e depois fugazmente recuperado nos anos 90, o Professor Norberto Canha reuniu uma equipa de profissionais de saúde bem como os recursos económicos necessários e partiu para a Guiné-Bissau em Janeiro de 2018 com a missão de chefiar essa equipa cirúrgica que deveria realizar 20 cirurgias. A missão (Missão Catimbó) terminou com enorme sucesso, já que foram realizadas 47 cirurgias. 

Animado pelos resultados, projeta com a sua equipa uma segunda ida que terá lugar no próximo mês de fevereiro.

O insigne médico Norberto Canha, antigo professor universitário e presidente dos Hospitais da Universidade de Coimbra (cargo que ocupou de 1984 a 1988), já recebeu inúmeras distinções, entre elas, a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde, a 7 de abril de 2017.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE