Saúde

Ordem dos Médicos homenageia médicos e todos os que faleceram devido à pandemia

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-06-2021

Assinala-se hoje em Portugal, dia 18 de junho, o Dia do Médico. Nesta data a Ordem dos Médicos homenageia os médicos que têm 50 e 25 anos de carreira. Neste dia especial, o bastonário presta uma homenagem simbólica a todos os médicos e a todos os que faleceram devido à pandemia.

PUBLICIDADE

Numa mensagem de vídeo dirigida aos médicos portugueses, o bastonário deixou-lhes palavras de gratidão e louvor, lembrando que em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis, os médicos continuam a mostrar porque são “verdadeiros heróis”. Exemplos recentes da resiliência destes profissionais são o combate à pandemia de covid-19 e, em 2017, a resposta ao flagelo dos grandes incêndios que assolaram o país.

Miguel Guimarães enaltece as “várias gerações de médicos que construíram o sistema de saúde português” e “conseguiram mudar o paradigma da saúde em Portugal”. Recorda o serviço médico à periferia, as carreiras médicas, o Serviço Nacional de Saúde e o serviço privado e social.

PUBLICIDADE

“A sua coragem, liderança, humanismo e solidariedade” fizeram e fazem verdadeiramente a diferença, realça o bastonário que hoje à noite, pelas 22 horas, apelará – via plataforma digital – a um minuto de silêncio em memória e respeito também pelos médicos que perderam a vida no exercício da sua profissão desde março de 2020, direta ou indiretamente devido à pandemia. O momento terá lugar no Salão Nobre do Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos onde se estará a homenagear médicos que no ano de 2020 e 2021 completaram 50 anos de carreira.

O minuto de silêncio será uma manifestação de “intenso respeito e afeto”, que não esquecerá todos os cidadãos que faleceram durante esta pandemia e será também assinalado na página de Facebook da Ordem dos Médicos.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE