PSD preocupado com falta de comunicações em territórios atingidos por incêncios

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-12-2017

 

PUBLICIDADE

 

Fátima Ramos, deputada eleita pelo PSD, lidera conjunto de parlamentares social democratas preocupados com atraso na reposição de serviços de comunicação em concelhos do interior que foram atingidos pelos incêndios do verão.

PUBLICIDADE

fátima ramos

“Apesar do tempo já decorrido, existe um elevado número de infraestruturas que ainda se encontram no estado em que estavam na manhã do dia 16 de outubro. Ao todo estima-se que mais de 1000 pessoas estejam ainda privadas de telefone, televisão e internet”, afirmam os deputados na missiva enviada ao Ministro.

PUBLICIDADE

publicidade

Para os deputados do PSD, é fundamental saber “que iniciativas é que o Governo já tomou para a resolução deste problema e quando é que estas populações voltarão a ter acesso a internet, televisão e telefone”.

Na pergunta enviada ao governante, o conjunto alargado de parlamentares social democratas afirma “ter tido conhecimento, através da comunicação social, que a Altice/MEO terá assumido o compromisso, numa reunião na câmara de Oliveira do Hospital, de compensar estes territórios com a colocação de fibra ótica”, por esse motivo querem ainda saber se “estão previstas compensações para estes territórios que passem pela colocação de fibra ótica, nos locais onde não existe e, no caso de a resposta ser positiva, que entidade ou entidades irão suportar os custos desse investimento”.

Para Fátima Ramos, “seria expectável que a situação já estivesse corrigida. Estamos perante concelhos do interior, com baixa densidade populacional, com uma população maioritariamente envelhecida, que viveu momentos de grande angústia e sofrimento. A falta de comunicações ainda agrava mais este estado de tristeza”.

Os deputados social democratas recordam, por último, que “o arrastar deste problema tem também implicações ao nível da competitividade empresarial, prejudicando e dificultando a atividade económica”.

O presidente executivo da Altice Portugal anunciou no dia 7 de dezembro que vai substituir as redes antigas por redes de nova geração ou fibra ótica em 22 concelhos de cinco distritos afetados pelos incêndios.

Alexandre Fonseca adiantou ainda que a extensão das redes a reconstruir superam os mil quilómetros que vão chegar a populações que não tinham outra solução a não ser o cobre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE