Oposição na Câmara de Coimbra aprova redução da taxa do IMI

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-11-2017

A Câmara de Coimbra aprovou hoje a redução da taxa do IMI (imposto municipal sobre imóveis) para 0,33%, com os votos da oposição social-democrata e do movimento Somos Coimbra e do vereador a tempo inteiro da CDU.

PUBLICIDADE

07-Jardins-do-Mondego

A maioria socialista (cinco eleitos) pretendia manter a taxa daquele imposto nos atuais 0,34%, mas a proposta de a baixar para 0,33%, apresentada pelos sociais-democratas, obteve o voto favorável dos três vereadores do PSD, dos dois eleitos do Somos Coimbra e do representante da CDU.

PUBLICIDADE

A decisão tem, no entanto, de ser submetida à votação da Assembleia Municipal e só terá de ser aplicada se merecer a aprovação deste órgão.

A redução do IMI nos termos da proposta hoje aprovada representa uma diminuição de receitas do município da ordem dos 900 mil euros, referiu a vereadora socialista Regina Bento, responsável designadamente pelo pelouro de contabilidade e finanças.

PUBLICIDADE

publicidade

A oposição considera que esse abaixamento de receitas assume menor relevância se se considerar que, nos últimos dois anos, o IMI registou um aumentou da ordem dos 2,5 milhões de euros para os cofres do município.

Uma outra proposta, igualmente apresentada pelos vereadores do PSD, preconizando que as famílias com mais filhos “paguem um pouco menos de IMI” (menos 20 euros, para famílias com um filho, 40 euros no caso de dois e 70 euros para quem tem três filhos ou mais), foi chumbada pelo PS e pela CDU.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE