Opinião

Oportunismo

TORRES FARINHA | 9 anos atrás em 08-11-2014

Oportunismo, por definição, é a possibilidade de actuar contra os controlos sociais de que são formadas as instituições.

PUBLICIDADE

Oliver Williamson atribui ao oportunismo um traço imanente às condutas humanas; refere que o oportunismo supõe que o indivíduo exerce ampla liberdade de escolha entre diversas opções e, portanto, supera os limites de onde derivam as instituições.

O oportunismo oferece uma explicação geral para a diferença entre sociedades e indivíduos. É mais fácil para um indivíduo enganar os outros do que a si mesmo.

PUBLICIDADE

Quando os indivíduos se entregam a ilusões que favorecem os seus interesses pessoais, ou se entregam ao oportunismo, o resultado do seu comportamento não  corresponde ao modelo de racionalidade política expectável do actor unitário.

Segundo Jon Elster deseja-se que o método de agregação das preferências individuais não seja ditatorial e que, além disso, seja invulnerável ao oportunismo; quer dizer, que o indivíduo não seja capaz de, falsificando as suas preferências, produzir um resultado melhor, de acordo com suas verdadeiras preferências, do que aquele que obteria se revelasse essas verdadeiras preferências.

PUBLICIDADE

publicidade

É a vulnerabilidade do oportunismo, pelos detentores de lugares políticos, seja por legítima nomeação, seja por eleição e, nalguns casos, pseudo-eleição, que levam ao compadrio, à incompetência, ao “tachismo”, à custa dos dinheiros públicos, em detrimento do seu bom uso em prol do colectivo e da justiça social.

O oportunismo enfatiza-se com o extremar da incompetência que, em muitos casos, é expectável face à desadequação do perfil de competência do oportunista para o cargo que exerce e, por consequência, pelo potencial de risco para que o exercício do cargo seja por mero oportunismo.

Só pode ser por mero oportunismo que se constata a “coincidência” desses detentores  de cargos de contratarem a esposa, os filhos, os sobrinhos, as noras e outros familiares mais distantes e terem o desplante de argumentar convictamente que o facto dos “contratados” serem da sua família é apenas “coincidência”, pois por este facto não podem ser prejudicados, numa majoração de coincidências, qual jogo de azar em maré de sorte.

Em complementaridade assiste-se amiúde, a um sentimento de inveja relativo aos casos de sucesso, fruto de trabalho árduo e legítimo que, em vez do júbilo que devia acompanhar o sucesso das pessoas, empresas e, também nalguns casos, instituições, ao denegrir, ao desvalorizar, ao “deitar-abaixo”. No final, quando o oportunista consegue derrotar o alvo de sucesso, amiúde ainda procura o espólio e tudo o que puder colher para si, nem que sejam as últimas migalhas do que restar do que destruiu.

O significado lexical de inveja é de um sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem em relação ao possuidor do sentimento. A inveja é uma sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa, os seus objectos, os seus bens, as suas posses.

De facto, o oportunismo e a inveja são dois sentimentos que andam de mãos dadas, senão como é que podia haver oportunismo se não fosse associado à inveja e correspondente vontade de possuir algo que pertence a uma entidade individual ou colectiva?

É esta mescla negativa que é carreada por muitos detentores de cargos de poder que começam com um sentimento de inveja seguido de oportunismo, a que se segue o aproveitamento e uso dos recursos públicos em prol do próprio e afins e ao empobrecimento das instituições.

É este mix de atitudes que depois é transposto para a sociedade e que, progressivamente vai minando a esperança colectiva e a transformando para uma atitude negativa, qual incêndio empurrado pelo vento que tudo queima à sua passagem, qual vulcão que tudo destrói.

É este rasto de destruição que impede dar dimensão positiva às entidades individuais e colectivas que têm sucesso, que trazem progresso e bem-estar à sociedade, porque a lava destrutiva do vulcão do oportunismo e da inveja tudo soterra à sua passagem.

Só com uma profunda reforma cultural e política é que se conseguirá transformar a energia destrutiva do furacão da inveja e do oportunismo numa forma de energia renovável capaz de alimentar as dinâmicas sociais de forma sustentável, justa e duradoura, com igualdade de oportunidade para todos.

TorresFarinha-1

 

TORRES FARINHA

Investigador

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE