Justiça

Operação Vórtex: Detidos começam a ser ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal do Porto

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 11-01-2023
O presidente da Câmara de Espinho, um funcionário da autarquia e os três empresários detidos na terça-feira por suspeitas de corrupção vão começar a ser ouvidos esta tarde no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
Os cinco detidos na chamada Operação Vórtex chegaram ao edifício daquele tribunal cerca das 16h35 e vão agora ser identificados para depois serem ouvidos por um juiz e lhes serem decretadas as medidas de coação tidas por apropriadas.

Os detidos passaram a noite nas instalações da Polícia Judiciária (PJ) do Porto.

PUBLICIDADE

Em comunicado, na terça-feira, a PJ explicou que as detenções ocorreram na sequência de cerca de duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços de uma autarquia local, residências de funcionários desta e diversas empresas sediadas nos concelhos de Espinho (Aveiro) e Porto.

O presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis, o chefe da divisão do Urbanismo da autarquia, José Costa, e os três empresários foram detidos por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta operação da PJ contou com a presença de magistrados do Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) Regional Porto, investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como peritos informáticos de várias estruturas daquela polícia.

“A investigação versa sobre projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos”, explicou a PJ.

PUBLICIDADE

Miguel Reis foi eleito presidente da Câmara de Espinho pelo PS nas autárquicas de 2021, com 40,23% dos votos.

O arquiteto já foi vereador na câmara, vogal da Assembleia de Freguesia de Anta, deputado na Assembleia Municipal de Espinho, membro da Assembleia Distrital do Porto do PS e da comissão nacional do partido.

Antes de assumir funções de presidente da autarquia, Miguel Reis conciliava a sua atividade política com a docência na Escola Profissional de Espinho, do grupo Oliveira Martins, e a investigação nas áreas da Governação do Mar, da Energia e Ambiente, das Novas Formas de Habitar e da Proteção Civil.

O autarca é atualmente presidente da concelhia do PS de Espinho, depois de ter sido reeleito para o cargo em outubro de 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE