Crimes

Operação Tiphon: PJ intercetou veleiro que transportava meia tonelada de cocaína!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-07-2019

A Polícia Judiciária, através Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada e da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, no âmbito de uma investigação em curso, desenvolveu nos últimos dias, na Região Autónoma dos Açores, a operação“Tiphon”, direcionada para o combate ao tráfico de estupefacientes de cariz internacional, por via marítima.

PUBLICIDADE

Nesta operação foi detetada uma embarcação de recreio do tipo veleiro, suspeita de estar a ser utilizada no transporte de cocaína, entre a América do Sul e a Europa.

A embarcação em causa, com bandeira de país estrangeiro, entrou na baía da Praia da Vitória, ilha Terceira, onde veio a ser intercetada e alvo de busca, em cumprimento de mandado judicial.

PUBLICIDADE

publicidade

No decurso dessa diligência e após detalhado e longo trabalho desenvolvido pelas equipas da Polícia Judiciária, que contaram com o inestimável apoio de elementos da Polícia Marítima em funções na cidade da Praia da Vitória, foi possível detetar duas áreas distintas, especialmente reconfigurados na estrutura da embarcação, para o transporte de estupefacientes.

No interior destes compartimentos foi encontrada uma elevada quantidade de placas de cocaína, com o peso bruto aproximado de 500 quilos, que foi apreendida, bem assim uma pistola e outros elementos com relevo para a prova.

PUBLICIDADE

Foram detidos dois homens de nacionalidades estrangeiras, com 41 e 53 anos de idade.

Presentes às Autoridades Judiciárias competentes, para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação, aguardam agora em prisão preventiva os ulteriores termos do processo.

A investigação contou com o apoio do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics(MAOC-N), com sede em Lisboa, e das autoridades holandesas e espanholas. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE