Crimes

Operação Estrela

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-07-2014

A PSP de Coimbra “apanhou” 3 “especialistas” em roubo e falsificação de viaturas. As detenções ocorreram durante a Operação Estrela.

PUBLICIDADE

Diz a PSP que “estes cidadãos, em comunhão de esforços e com uma organização metódica, perpetraram vários crimes, destacando os de abuso de confiança qualificado, posse de arma ilegal, condução sem habilitação legal, ameaça e coação sobre funcionário.

Na sequência da detenção do trio, a PSP encontrou um Mercedes, adquirido ilegitimamente, 2 ciclomotores com as cores originais alteradas e outros dois,  já desmantelados, todos furtados.

PUBLICIDADE

A PSP apreendeu uma soqueira, uma navalha tipo borboleta, várias chaves pertencentes a veículos de alta cilindrada, que a polícia presume serem furtadas, telemóveis e ferramentas utilizadas para o furto de veículos, dinheiro, uma matrícula falsa e um par de matrículas pertencentes a um veículo furtado e anteriormente recuperado pela PSP,

A PSP adianta que “os arguidos tinham vários modus operandi para adquirir as viaturas em causa, desde o furto ao simples aluguer de viaturas topo de gama, através de contratos falsos em empresas de “Rent a Car”. Os contratos eram celebrados com a identificação de outros cidadãos, a que ilegitimamente os arguidos tinham acesso, sendo que no final do contrato os veículos nunca eram devolvidos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Junto destas empresas de “Renting” procuravam sempre alugar viaturas topo de gama e com alta cilindrada, cuja matrícula de identificação era depois trocada por outra, pertencente a um veículo de idênticas características, de modo a dificultar
a sua deteção por parte das autoridades policiais.

Esta atividade delituosa era perpetrada pelos suspeitos numa área geográfica dispersa que abrangia toda a região centro do país, procurando assim evitar rotinas que permitissem a sua localização, concluiu a investigação da PSP.

Presentes a Juiz de Instrução para primeiro interrogatório, no sábado dia 26 de Julho, foi imposta a medida de coação de prisão preventiva a um dos arguidos e aos restantes a medida de apresentações periódicas às Autoridades Policiais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE