Coimbra

Open Day do Râguebi Inclusivo da APCC foi ensaio para projeto ambicioso

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-09-2019

Os mais experientes eram os jogadores da equipa de râguebi da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), a primeira em Portugal na vertente de ‘mixed ability rugby’, mas todos os cerca de 100 participantes no Open Day do Râguebi Inclusivo, que teve lugar na manhã de hoje (25 de setembro), se empenharam e divertiram ao máximo.

PUBLICIDADE

Este dia aberto juntou na Quinta da Conraria (Ceira) utentes da APCC, responsável pela iniciativa, da Associação Para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) e das APPACDM de Montemor-o-Velho e de Vila Nova de Poiares, bem como jogadores e treinadores das equipas da Agrária.

PUBLICIDADE

Através de diversos exercícios de treino e mini-jogos, muitos experimentaram a modalidade pela primeira vez, aprendendo alguns dos princípios técnicos fundamentais do jogo e, sobretudo, encontrando um ambiente seguro para se expressarem atleticamente.

Todos puderam ainda ficar a conhecer ou aprender mais sobre o ‘mixed ability rugby’, uma vertente em que pessoas com deficiência – indistintamente de qual ela possa ser – partilham o campo com outras sem deficiência, numa perspetiva de inclusão que se aplica também à idade, género ou experiência.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta iniciativa decorreu integrada no projeto da APCC de contribuir para a criação de um movimento verdadeiramente inclusivo, inspirado em alguns dos valores habitualmente associados ao râguebi, como o companheirismo ou a abnegação. O objetivo é encorajar e apoiar o aparecimento de equipas em outras instituições, bem como encontrar parceiros estratégicos no seio da modalidade.

Neste sentido, o Open Day do Râguebi Inclusivo serviu também para o anúncio público da parceria com o Comité Regional de Rugby do Centro – que apoiou a organização desta iniciativa e tem vindo a fazer o mesmo com o râguebi da APCC – no sentido de concretizar aquele propósito. A esperança numa colaboração frutuosa foi, de resto, expressada de forma clara por Fernando Filipe de Oliveira, presidente da Associação, e Alcino Silva, presidente do Comité.

O projeto de ‘mixed ability rugby’ da APCC foi apresentado publicamente em abril deste ano. A equipa da Associação é atualmente constituída exclusivamente por pessoas com deficiência, mas abrirá futuramente as suas portas à participação de outras pessoas. A coordenação está a cargo de João Costa, fisioterapeuta na instituição, ex-jogador e atual árbitro.

O râguebi é uma das várias modalidades desportivas desenvolvidas na APCC – instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência – juntamente com o boccia, a natação ou a tricicleta, entre outras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE