11 propostas concorrem ao Orçamento Participativo de Condeixa 2017

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-08-2017

 

PUBLICIDADE

Onze propostas foram apresentadas ao Orçamento Participativo de Condeixa de 2017, cujo prazo para a entrega de candidaturas terminou no passado dia 31 de julho. 

condeixa

PUBLICIDADE

Das propostas apresentadas, seis concorrem ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) e cinco ao Orçamento Participativo Geral (OPG).

As candidaturas ainda vão ser alvo de avaliação e os projetos admitidos irão a votos de 1 a 31 de outubro. O Orçamento Partivipativo de Condeixa tem este ano uma dotação financeira prevista de 194 mil euros para a execução do projetos vencedores.

PUBLICIDADE

publicidade

No Orçamento Participativo Geral (OPG), uma das propostas apresentadas prevê a criação do Centro de Alto Rendimento – Natação Pura em Condeixa. “Será uma unidade operativa que abrange um conjunto específico e diversificado de instalações, equipamentos desportivos e serviços multidisciplinares, cuja finalidade é a melhoria e otimização do rendimento desportivo, proporcionando aos atletas de alto rendimento que integram o Condeixa Aqua Clube as adequadas condições de preparação desportiva e otimização de performance”, justifica Alexandre Miguel, autor da proposta, orçada em 48.500 euros.

Outra das propostas apresentadas sugere a criação do “SiViACom – Sistema de Vigilância e prevenção de fogos florestais – Ação Comunitária para jovens”. Da autoria de Jorge Lameiras, o projeto consiste na criação e implementação de um sistema de vigilância e prevenção de fogos florestais/rurais assente em três vertentes: Observação, triangulação e identificação de pontos de ignições, e primeiro alerta; Informação e sensibilização da população geral; e Educação ambiental e capacitação de jovens para a prevenção dos fogos florestais/rurais.

Já Ricardo Serrano concorre ao Orçamento Participativo Geral de Condeixa 2017 com uma proposta de requalificação do posto médico do Estádio Municipal de Condeixa-a-Nova, para apoio aos mais de 500 atletas das diferentes seções do Clube de Condeixa. O projeto prevê reabilitar uma zona do Estádio Municipal, criando “as condições estruturais que permitam o funcionamento do novo posto médico/ginásio” e a “aquisição de material desportivo de apoio, nomeadamente equipamento de reabilitação física”.

Ainda no OPG, Ana Pinho apresenta-se com uma proposta de obras de restauro no Salão Paroquial, cave da Casa Paroquial e Casa do Mel, no Sebal, orçada em 45 mil euros.

“Pela Associação do Avenal”, Manuel Ribeiro Jacinto Santos concorre ao OPG com uma proposta de execução de obras de manutenção e beneficiação do espaço da Associação Desportiva Recreativa e Cultural do Avenal, na freguesia do Sebal. Esta intervenção visa “a requalificação e a dignificação de um espaço de convívio, tornando-o num ponto de encontro agradável para moradores e visitantes”, justifica o autor.

No Orçamento Participativo Jovem (OPJ), a autora Soraia Fidalgo, caminheira no Agrupamento de Escuteiros, concorre com duas propostas, uma para a melhoria das condições do Campo de Jogos (Anexo à Escola) de Condeixa-a-Velha e outra para a instalação de cobertura do mesmo campo, orçadas em 25 mil euros cada uma. No conjunto, a autora propõe a execução de 

cobertura simples do campo de jogos, a regularização do pavimento tendo em vista evitar a acumulação de águas pluviais, a execução/correção do sistema de drenagem e escoamento de águas pluviais e a instalação de sistema de iluminação.

Outra das propostas, apresentada por Joana Neves e orçada em 48.500 euros, aponta a construção do “SkateParque de Condeixa”, um parque desportivo para a utilização de skate, patins, trotinete e BMX, em diferentes níveis, e para todas as idades. Tiago Acúrcio avança com uma candidatura para a construção de uma cobertura para o campo polidesportivo do Centro Cultural e Recreativo de Bruscos (semelhante ao do ATL da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa).

Já Francisca Salgado propõe a criação de uma “Estrutura de Apoio aos Atletas de Natação Pura”, onde se incluam as valências de treino, investigação, medicina, psicologia, fisioterapia, nutrição e outros.

Finalmente, Mauro Paula concorre ao OPJ com uma proposta para a aquisição de carrinha de transporte de atletas e material informático de apoio à gestão do Clube de Condeixa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE