Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Oliveira do Hospital e Tábua promovem comércio local

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 04-01-2017

A direção da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, na qualidade de entidade responsável pela promoção do comércio local dos centros urbanos de Tábua e Oliveira do Hospital, viu aprovado por unanimidade, em reunião de assembleia geral realizada no dia 29 de dezembro, na sua sede em Tábua, presidida por Mário Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Tábua, o Plano de Atividades e Orçamento para 2017.

PUBLICIDADE

requeijão

O Plano de Atividades foi apresentado pelo presidente da Direção, José Francisco Rolo, na presença da vice-presidente Ana Paula Neves e da equipa técnica, e contempla a realização de 63 ações ao longo do ano 2017, sendo que apresenta 12 novas iniciativas em relação ao ano transato, num orçamento que ultrapassa os 262.000 euros/ano.

PUBLICIDADE

publicidade

De realçar que se verifica um aumento orçamental destinado à promoção de ações, eventos e incentivos que divulguem, valorizem as compras no comércio local de Tábua e Oliveira do Hospital.

Trata-se de um orçamento guiado pelo princípio do rigoroso equilíbrio e sustentabilidade económico-financeira da ADI, como tem sido prática da direção que assumiu funções no final de 2009. Entre as ações programadas para 2017 pretende-se criar novas parcerias quer com os Municípios quer com outras entidades para a prossecução das ações planeadas e que visam a promoção e o incentivo às compras no comércio local/tradicional. Visando igualmente a capacitação dos empresários/comerciantes, a ADI pretende realizar parcerias para a realização de ações destinadas aos comércio local.

PUBLICIDADE

No âmbito da promoção turística pretende desenvolver ações, alinhadas e complementares com as estratégias municipais para o turismo, que aumentem a visibilidade dos dois concelhos e multipliquem o número de visitantes.

Produto da experiência ganha na execução das ações e projetos de promoção do comércio local, o Plano de Atividades para 2017 tem em conta novas parcerias e novos programas como o PROVERE iNature/Aldeias de Montanha, Aldeias do Xisto 2020 ou DLBC/ADIBER-Beira Serra bem como novas candidaturas de promoção e valorização do comércio local no âmbito do Portugal2020, que possam surgir.

É de realçar também que, em 2017, a ADI comemora 10 anos de atividades direcionadas para a promoção do comércio local/tradicional. Uma data que a direção assegura que será assinalada em parceria com o Conselho Consultivo do Comércio Local de Tábua e Oliveira do Hospital, constituído pela ADI em 2015, e que é composto por mais de sessenta estabelecimentos comerciais já aderentes.

Note-se ainda que das UAC (Unidades de Acompanhamento e Coordenação) criadas através dos programas URBCOM com o objetivo de dinamizar o comércio local, apenas duas se encontram ativas na região de Coimbra, sendo a ADI uma delas, o que releva a capacidade de resistência, adaptação, criatividade na promoção de novas ações. Simultaneamente o trabalho de parceria e envolvimento regional tem-lhe conferido o reconhecimento como entidade idónea e parceira credível, tal como foi referido na assembleia geral.

Sublinhe-se que é com o objetivo de fundo de valorização e de promoção do comércio local/tradicional dos centros urbanos de Tábua e de Oliveira do Hospital, de promoção do potencial turístico de ambos os concelhos, e fomento da proximidade aos agentes económicos locais que a ADI desenvolverá a sua missão sob a forma de ações e iniciativas a desenvolver em parceria com os Municípios associados e demais parceiros regionais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com