Coimbra

Oliveira do Hospital reforça rede de ilhas ecológicas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-05-2019

Encontram-se já em funcionamento as 16 novas ilhas ecológicas instaladas nas principais zonas habitacionais da cidade de Oliveira do Hospital e em várias freguesias do concelho.

PUBLICIDADE

Este investimento, financiado pela União Europeia, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), ascende a cerca de 431 mil euros, e constitui mais um importante passo para aumentar a eficiência no processo de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos.

A maior parte das ilhas ecológicas são compostas por “kits” de quatro contentores, dado que aos ecopontos subterrâneos para resíduos sólidos urbanos (RSU) valorizáveis se junta mais um para RSU indiferenciados.

PUBLICIDADE

O sistema de ilhas ecológicas traz várias vantagens para os cidadãos e para o ambiente, tendo em conta que são equipamentos mais higiénicos e impedem a libertação de odores.

Também são mais funcionais, uma vez que permitem uma recolha segura e cómoda dos resíduos urbanos seletivos e indiferenciados.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda no âmbito das políticas de reciclagem, o Município de Oliveira do Hospital vai também proceder, durante o ano em curso, à instalação de mais 63 ecopontos de superfície, num investimento de cerca de 90 mil euros.

“Com este projeto, pretende-se aumentar a deposição seletiva de resíduos, com vista à sua crescente reciclagem e valorização, promovendo assim o cumprimento das metas de reciclagem de resíduos urbanos impostas pela União Europeia”, refere o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, sublinhando que este é um trabalho que vai continuar para proporcionar um melhor serviço aos munícipes, criando-se um melhor ambiente urbano com a instalação de mais equipamentos de nova geração, e o alargamento do raio de instalação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE