Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Oliveira do Hospital debate cidadania, igualdade e não discriminação

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-06-2019

As boas práticas para a cidadania, igualdade e não discriminação são debatidas em Oliveira do Hospital, na segunda-feira, num encontro que encerra com a exibição de um documentário da realizadora Raquel Freire.

PUBLICIDADE

Trata-se do III Encontro Distrital de Boas Práticas de Cidadania, Igualdade e Não Discriminação, que reúne autarcas, especialistas e outros convidados “num momento de partilha e reflexão sobre estas temáticas”, segundo uma nota da Câmara Municipal, presidida por José Carlos Alexandrino.

PUBLICIDADE

publicidade

Organizada pela autarquia, no interior do distrito de Coimbra, a iniciativa marca o encerramento da programação “Junho, Mês da Igualdade @Oliveira do Hospital”, que decorre desde o início do mês “com o objetivo de colocar no centro da agenda pública a promoção da igualdade de género e o combate à discriminação de género e às diversas formas de violência”.

Na abertura dos trabalhos, às 09:30, no salão nobre dos Paços do Concelho, intervêm José Carlos Alexandrino, o vice-presidente do executivo local, José Francisco Rolo, e a conselheira municipal para a Igualdade, Teresa Serra, estando também prevista a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Género, Rosa Monteiro.

PUBLICIDADE

Segue-se uma conferência sobre a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030, “Portugal + Igual”, e o papel dos municípios na promoção da cidadania e da igualdade, por Rosa Oliveira e Nuno Gradim, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Ainda de manhã, num painel moderado pelo jornalista Paulo Leitão, são discutidos planos municipais para a igualdade, na perspetiva dos “sucessos, oportunidades, constrangimentos e desafios para o futuro”, com contributos dos municípios da Figueira da Foz, Lousã, Oliveira do Hospital, Belmonte, Covilhã e Fundão.

À tarde, o programa inclui um segundo painel, intitulado “Violência de género: conhecer, prevenir e responder”, moderado por Sandra Silvestre, coordenadora de projetos sociais e formadora na área da igualdade de género, em que participam Margarida Teixeira e Ana Teresa Dias, da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que abordam os temas “Prevenção de violência de género nas escolas – projeto Art’Themis” e “Violência no namoro – apresentação de resultados do estudo de 2019 e análise comparativa”.

É ainda apresentada a “Mulher século XXI – Associação de Desenvolvimento e Apoio às Mulheres”.

O encontro termina com a projeção, às 16:00, do documentário da autoria de Raquel Freire, “Mulheres do Meu País”, sobre a condição da mulher portuguesa no século XXI.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com