Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Oliveira do Hospital combate vespa asiática

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-09-2019

 

PUBLICIDADE

O Município de Oliveira do Hospital aprovou recentemente, junto do Fundo Florestal Permanente (FFP), uma candidatura de apoio financeiro para destruição de ninhos de vespa velutina – vulgarmente conhecida como vespa asiática –, num montante de dez mil euros.

Esta medida engloba-se no eixo de intervenção “Funções Ecológicas, Sociais e Culturais da Floresta” do FFP que pretende, através deste financiamento, apoiar os municípios na tarefa de detecção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) tem vindo desde há vários anos a despoletar um conjunto de medidas de vigilância, controlo e destruição de ninhos/colónias de Vespa velutina. Já em 2017, foi introduzida a georreferenciação online dos ninhos, tornando mais eficaz a monitorização da distribuição e expansão da praga da vespa asiática, bem como a intervenção e tratamento. 

O ano de 2018 foi entretanto aquele em que se verificou um exponencial aumento de ninhos de Vespa velutina, com o avistamento e consequente destruição de 120 ninhos/colónias, registados na plataforma SOS Vespa.

PUBLICIDADE

No decorrer do presente ano e até ao momento, com especial incidência nos meses de Julho e Agosto, foram já detetados e exterminados 200 ninhos um pouco por todo o território concelhio, que não estão circunscritos apenas às zonas rurais, encontrando-se já em áreas urbanas, o que potencia a proximidade à população.

Estes dados recentes comprovam um significativo aumento de avistamentos deste tipo de ninhos, o que torna fundamental o investimento em ações de combate, diminuindo o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das populações e atividade apícola.

Ao longo destes anos a CMOH, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil e em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, tem vindo a afinar vários procedimentos com a finalidade de acionar as intervenções com grande imediatismo.

O Município de Oliveira do Hospital apela à colaboração da população na identificação de novos ninhos, cuja destruição impedirá o nascimento de centenas de obreiras desta espécie.

Poderão fazê-lo através de um simples contacto telefónico com o município (238605250), ou ainda, na Plataforma online SOS Vespa, para posterior validação da informação por estes serviços.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com