Região

Oliveira do Hospital avança com construção de Centro Municipal de Proteção Civil

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-06-2022

Foi assinado, no dia 20 de junho, o auto de consignação para a construção do Centro Municipal de Proteção Civil (CMPC) entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, S.A. que ficará instalado no Estaleiro Municipal na Zona Industrial.

PUBLICIDADE

Com um prazo de execução de um ano, as obras – que rondam os 580 mil euros e são financiadas pelo Programa Operacional para a Região Centro através do Regulamento Específico Domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (RE SEUR) – permitirão concentrar no mesmo espaço toda a estrutura local dos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), com recursos humanos, informáticos, de comunicação e equipamentos para desenvolver as suas competências de coordenação institucional, estando ainda preparado para servir funções de uma organização diferenciada em situação de emergência, garantindo a correta gestão dos meios mobilizáveis face aos vários tipos de ocorrência.

Como recorda o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, o investimento resulta de uma candidatura, aprovada pelo anterior executivo presidido por José Carlos Alexandrino, para que o SMPC “tivesse condições do ponto de vista das instalações, e de outros meios, como veículos e maquinaria, por exemplo, que auxiliem no esforço da proteção civil do território e na prevenção de calamidades que nos preocupam”. Trata-se de um investimento na modernização dos serviços municipais, sendo que “esta é a primeira fase para reestruturação deste espaço, seguindo-se a intervenção no estaleiro municipal” refere.

PUBLICIDADE

publicidade

Acima de tudo, sublinha o autarca, “o Centro Municipal de Proteção Civil pretende melhorar a qualidade dos serviços que a Câmara Municipal presta aos cidadãos, nomeadamente na proteção de pessoas e bens, e dar resposta às situações de emergência das populações”, permitindo “ter outras condições de planeamento e de coordenação”.

Com a criação do Centro Municipal de Proteção Civil, o presidente José Francisco Rolo não tem dúvidas de que “a partir daqui teremos possibilidade de criar novas condições para a Proteção Civil, para a melhoria dos serviços do Município e para as condições dos funcionários que aqui trabalham”. Congratulou-se ainda por ter sido uma empresa do concelho a ganhar o concurso para execução desta empreitada, dado que “são recursos que ficam no concelho” e fez votos para que se estabeleça a melhor relação de cooperação e acompanhamento durante a realização da obra.

PUBLICIDADE

Também o vice-presidente da autarquia, Nuno Oliveira, referiu que se trata de uma “obra de grande importância para o município e em prol da comunidade”, que assinala o “início da reestruturação que o estaleiro municipal merece”.

Como explicou o Coordenador Municipal de Proteção Civil, José Carlos Marques, o CMPC ficará instalado num edifício existente no Estaleiro Municipal, cujas obras de remodelação e expansão para o ajustar às especificidades do equipamento têm agora início, distribuído por dois pisos, sendo um destinado a arrumos de material e equipamentos necessários ao desempenho das funções no âmbito do SMPC e a estacionamento de viaturas afetas ao mesmo serviço.

No piso superior ficarão instaladas, entre outras, uma Sala de Operações que atuará ao nível da prevenção e avaliação de riscos, planeamento e apoio às operações, logística e comunicações e sensibilização e informação pública; uma Sala de Crise, que também funcionará como sala de reuniões/formação; uma Sala Polivalente, que servirá para dar resposta imediata em casos de emergência.

A nova estrutura será dotada de recursos tecnológicos, como ferramentas de planeamento e análise; de central de comunicações digital com acesso por exemplo à rede SIRESP e rede de Banda Alta; sistemas de monitorização, entre outros meios que permitirão uma ação eficiente e eficaz em todos os domínios da Proteção Civil Municipal.

Em representação da empresa Joaquim Fernandes Marques & Filho, S.A., Gabriel Fernandes agradeceu a “confiança neste ato de nos dar posse para execução da obra, fazendo votos para que daqui a um ano possamos inaugurar uma obra de acordo com as vossas pretensões”.  

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE