Coimbra

Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Tolerância

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-11-2016

 

PUBLICIDADE

No âmbito do Dia Internacional da Tolerância, Oliveira do Hospital acolhe a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral na próxima quarta-feira, dia 16 de novembro.

A sessão, que tem moderação e enquadramento pelo professor e historiador Luís Filipe Torgal, terá lugar na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital com início às 14:30.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é mais uma iniciativa, aberta a todo o público, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”, que está a ultimar o seu Plano Municipal para a Igualdade, inserida no plano de ações de promoção da igualdade entre mulheres e homens e também de promoção dos valores da não violência, da não discriminação e do diálogo.

No seu sexto romance, “O Cassador de Muros”, Ana Filomena Amaral narra a odisseia de um jornalista que percorre os países onde ainda existem muros na tentativa de os cassar. Há muros que oprimem em nome da paz, muros brutais no limiar do genocídio. A personagem central, o jornalista Alberto fez-se ao caminho, da Coreia à Irlanda do Norte, do Saara Ocidental à Palestina, de Caxemira ao México e ao Brasil.

PUBLICIDADE

A autora, Ana Filomena Amaral é mestre em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o curso de pós-graduação em Ciências Documentais / Biblioteconomia, e uma larga experiência como intérprete e tradutora de várias línguas europeias, mantendo particular contacto com a língua alemã. Atualmente é técnica superior do Ministério da Educação e conta com vários romances publicados.

unnamed-10

O Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de novembro, tendo a data sido aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração desta efeméride, à qual o Município de Oliveira do Hospital se associa ativamente, visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.

Tem por base a Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente nos artigos 18, 19 e 26 : “Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão; A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE