Região

Oliveira do Hospital aposta na valorização do Queijo Serra da Estrela com candidatura a Património Imaterial da Humanidade (Com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-03-2022

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorre até amanhã, neste concelho do distrito de Coimbra, foi inaugurada este sábado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

PUBLICIDADE

No seu discurso, o presidente da Câmara realçou a parceria com a Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela para “valorização deste produto com a candidatura a Património Imaterial da Humanidade “, frisando: “isto é valorizar uma atividade, é valorizar homens e mulheres que todos os dias trabalham para termos nas nossas mesas um produto de elevada qualidade, que tem procura e valor de mercado, e que gera riqueza no território”.

Trata-se de um evento “muito importante para a economia local e também para a região”, acrescentou José Francisco Rolo.

PUBLICIDADE

publicidade

Com duas centenas de expositores, este evento decorre no centro da cidade e ao todo são esperados mais de 50 mil visitantes, para apreciar o queijo Serra da Estrela, mas também os ares da serra, a paisagem, o património, a hotelaria e os diferentes percursos pedestres.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes anunciou que o Governo vai aumentar o apoio aos produtores de ovelhas típicas da Serra da Estrela em cerca de 60 euros por cabeça, para 160 euros, para estimular a produção de queijo.

PUBLICIDADE

“Vamos criar condições para financiar, pela primeira vez, a aquisição desta raça autóctone, da raça bordaleira da Serra da Estrela. Vamos aumentar o apoio em cerca de 60 euros por cabeça. De 100 euros, vão receber, os nossos agricultores, 160 euros”, disse a governante na abertura da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital que regressou ao formato presencial após dois anos de realização ‘online’ por causa da pandemia.

Aquela que é considerada a maior feira do queijo de Portugal tem como principal objetivo promover o Queijo Serra da Estrela e outros produtos endógenos da região.

Veja os diretos NDC:

 


 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE