Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Olivais – Académica: Um jogo. Duas crónicas

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-01-2017

Os rivais Olivais e Académica disputaram mais um dérbi local. Notícias de Coimbra mostra como os dois clubes viram o jogo de basquetebol.

PUBLICIDADE

unnamed (42)

A notícia da Académica:

PUBLICIDADE

publicidade

Foi com o pavilhão Eng. Augusto Correia completamente cheio e com um ambiente fantástico que se jogou o maior “dérbi” da cidade de Coimbra entre o Olivais e a Académica, e com o primeiro lugar da primeira fase do CNB1 em disputa. O jogo começou num ritmo alto com ambas as equipas a trocarem pontos facilmente a cada ataque que faziam, o que levou ao resultado de 7-7 nas primeiras 8 posses de bola da partida. No entanto a Académica ajustou a sua defesa e começou a criar demasiados problemas ao ataque olivanense, que apenas conseguiu voltar a marcar da linha de lance livre enquanto os estudantes iam continuando a ter lançamentos fáceis a cada ataque, ganhando uma vantagem de 7 pontos no primeiro período (13-20).

No segundo período o Olivais trocou a sua defesa zona por defesa homem e conseguiu voltar a aproveitar falhas da defesa da Académica para equilibrar a partida, mas sem nunca se aproximar mais do que 7 pontos de diferença indo para o intervalo a perder por 26-34.

PUBLICIDADE

Na segunda parte, a superioridade da AAC foi por demais evidente, com um jogo muito agressivo defensivamente o Olivais acabava muitos ataques sem olhar o cesto e apesar de ter alguns bons momentos no jogo a Académica logo voltava a distanciar-se. Na segunda parte a vantagem dos estudantes no marcador nunca foi posta em causa andando, na maior parte do tempo, à volta dos 20 pontos de diferença.

Foi, portanto, uma vitória importante para os estudantes que assumem o 1º lugar isolados quando faltam ainda 4 jogos para o final da primeira fase da competição, o Olivais desce para segundo, mas terá que esperar por dois deslizes dos rivais para ter hipóteses de subir ao topo da classificação.

No próximo sábado às 21:30 no Multidesportos o Olivais joga em Coimbra com o CAD; enquanto a Académica recebe, no Domingo às 16:30, a equipa do Gafanha que derrotou os conimbricenses na primeira volta em casa por 1 ponto.

unnamed (43)

A versão do Olivais:

Em jogo a contar para a 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, defrontaram-se no Pavilhão Eng. Augusto Correia as equipas do Olivais Futebol Clube e dos estudantes da AAC em mais um dérbi da cidade de Coimbra. Este dérbi atraiu numeroso público que encheu quase por completo o Pavilhão do Olivais FC, no que constituiu mais uma jornada de propaganda do basquetebol.
A equipa da casa não esteve muito inspirada, nunca conseguindo contrariar a manobra ofensiva dos estudantes Francisco Santiago e Krassimir Pereira que entre si marcaram 15 dos 20 pontos da AAC no 1º período. O estudante ex-Sangalhos Francisco Santiago, com experiência de Proliga, marcou 3 triplos seguidos entre o 1º e o 2º período, sendo o melhor marcador do jogo com 19 pontos marcados (5 triplos). O segundo período esteve algo equilibrado com André Silva e Rui Saraiva a responderem bem aos pontos obtidos pelos mesmos Francisco Santiago e Krassimir Pereira. A segunda parte não veio alterar o padrão dos acontecimentos, apesar das tentativas de aproximação do resultado por parte da equipa olivanense.
De lamentar a ausência do olivanense Rafael Pereira por razões médicas, esperando-se que possa vir a retomar a atividade rapidamente. Rafael Pereira tinha marcado 13 pontos no dérbi contra o Sport Conimbricense.
Na equipa do Olivais os mais eficazes foram Gonçalo Machado (15), Rui Saraiva (7) e o estudante esloveno Edis Mahmutovic (7). Na AAC os mais eficazes foram Francisco Santiago 19), Krassimir Pereira (16) e o estudante guineense ex-Ginásio Figueirense, também com experiência de Proliga, Josimar Vieira (10).
Com 4 jornadas ainda por disputar na 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão masculina, as equipas da AAC e do Olivais têm praticamente garantida a passagem à fase seguinte, a Fase Zonal/Norte, que também dará direito a participar na nova CNB1 do próximo ano. Os terceiros e quartos classificados da primeira fase poderão também aceder à 2ª fase se ganharem uma eliminatória suplementar.
Sob arbitragem de Tiago Agudo (Santarém) e Tiago Perdigão (Porto), jogaram e marcaram:
OLIVAIS FUTEBOL CLUBE (50)

Dário Furtado (3), Edis Mahmutovic (7), Luís Salazar (4), Bruno Bernardino (cap) (5), Rui Saraiva (7);
Gonçalo Machado (15), Paulo Matos, Hugo Matos, André Silva (6), Gonçalo Moreira, Eduardo Henriques, Nuno Bonfim (3).
Treinador: Gonçalo Simões
Treinador Adjunto: Luís Silva
A.A.C. (66)
David Martins (7), Miguel Brito (4), Krassimir Pereira (16), Henrique Sicó (4), Francisco Santiago (19);
Manuel Sousa, Luís Gonçalves (6), Alberto Teixeira, Bernardo Calheiros, Josimar Vieira (10), João Alves.
Treinador: Jorge Martins
Treinador Adjunto: José Gonçalves
Parciais: 13-20, 13-14 (26-34), 13-19 (39-53), 11-13 (50-66).
O próximo jogo do Olivais será fora com a equipa do CAD-Combra Basquete no próximo sábado dia 21 de janeiro pelas 21h30 no Pavilhão Multidesportos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com