Vamos

Oito mil pombos-correio voam de Espanha para Portugal

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-07-2021

Mais de 8 mil pombos-correio vão voar de Barcelona até Portugal, no próximo sábado, dia 3 de julho, percorrendo uma distância média de 850 km. Trata-se de uma prova clássica de columbofilia, de âmbito nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), com a colaboração das associações distritais e das coletividades.

PUBLICIDADE

A partida dos pombos será feita no sábado, ao nascer do dia, em Igualada, Barcelona, Espanha. Os pombos-correio voarão até aos seus pombais, espalhados de norte a sul de Portugal.

A prova, de caráter facultativo, é aberta à participação de todos os columbófilos federados e envolve mais de 8.000 pombos-correio de competição, em representação de 14 associações distritais e 400 clubes.

PUBLICIDADE

publicidade

Os pombos-correio partem hoje, dia 1 de julho, de Portugal para Barcelona, em dois camiões TIR, devidamente preparados e equipados para o transporte de pombos de competição, um deles abrange as associações da zona norte e outro as da zona sul.

A competição, que não se realiza há cerca de nove anos, é de grande exigência e espetacularidade. Os “atletas” atravessam o território ibérico, percorrendo uma distância média de 850 km (10 a 11 horas) até chegarem aos seus pombais, o que só deve acontecer no dia seguinte à solta. Pelas suas caraterísticas, é uma das maiores provas de longa distância disputada no espaço europeu.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE