Coimbra

Oitenta parques para bicicletas e cinco oficinas promovem mobilidade suave em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 30-03-2021

Oitenta e três parques para bicicletas e cinco oficinas ‘self-service’ são as propostas da Câmara de Coimbra, hoje anunciadas, para continuar a estimular a mobilidade suave no município.

PUBLICIDADE

“Em curso está a instalação de cinco oficinas self-service (bicycle repair) e de 83 postos de parqueamento de bicicletas na envolvente da rede de mais de 20 quilómetros de ciclovias e pelos principais locais de destino das viagens, como pontos turísticos, hospitais, equipamentos escolares e desportivos e centros de comércio e serviços. Um investimento de cerca de 100.000 euros, incluído no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coimbra”, refere a Câmara de Coimbra, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com o município liderado por Manuel Machado, estas cinco oficinas “incluem um suporte onde as bicicletas ficam suspensas, uma bomba de ar interna de alta qualidade com manómetro e as ferramentas essenciais para pequenas reparações”.

PUBLICIDADE

“A implementação desta rede de postos de parqueamento vai permitir um melhor desempenho do sistema ciclável, considerando a complementaridade dos diversos modos de transporte e promovendo o crescimento do número de pessoas sensibilizadas e que aderem à utilização da bicicleta nas suas deslocações diárias. Uma forma de reforçar o impacto da rede ciclável na redução do uso do transporte privado motorizado e, consequentemente, a emissão de gases com efeitos de estufa”, explica a Câmara.

De acordo com a informação disponibilizada, “a autarquia tem seguido uma política de incentivo à utilização de bicicletas que justifica, pois, a aposta em estacionamentos seguros e bem localizados para esses veículos. Recentemente, voltou a operar em Coimbra uma empresa que disponibiliza um sistema de partilha de trotineta, cujo conceito passa por disponibilizar estes veículos na medida das necessidades dos utilizadores para viagens de curta distância e deslocações diárias na área urbana”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara de Coimbra “continua a avançar com projetos para prolongar a rede de ciclovias no concelho. A autarquia vai agora avançar com a criação de mais 18 quilómetros de ciclovia ao longo do leito periférico direito do Mondego, de forma a ligar as povoações” que se localizam ao longo da Estrada Nacional 111.

Esta nova via, explicita a Câmara, vai ligar-se aos restantes 20 quilómetros de ciclovia já existentes que vão do Açude-Ponte até ao Vale das Flores e à Portela; aos 11 quilómetros que estão previstos serem executados do Açude-Ponte até ao concelho de Montemor-o-Velho, pela margem esquerda junto à estrada do Campo, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz; à ligação de 1,3 quilómetros de ciclovia entre o Açude-Ponte e Bencanta; e, posteriormente, à ciclovia que será criada na estrada de Eiras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE