Coimbra

Oficina de Iniciação à Escrita Criativa mobilizou dezenas de seniores

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 06-11-2015

Cerca de 60 pessoas participaram na primeira sessão da Oficina de Iniciação à Escrita Criativa, no âmbito das Tardes Comunitárias, programa de intervenção sociocultural que a Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a promover para a população sénior.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

A sessão decorreu em 3 de novembro, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, sob orientação de Catarina Figueira, licenciada em ensino de Português/Francês.

PUBLICIDADE

publicidade

Um poema de Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa, recitado pelo ator e professor de teatro Jorge Mota, serviu de mote à abordagem de conceitos de escrita e de criatividade, a partir dos quais a monitora dinamizou alguns exercícios com participação ativa dos presentes. O objetivo, conforme explicou Catarina Figueira, foi “confrontar as pessoas com a sua imaginação e fazer transpor a mesma para textos criativos, um pouco à medida do que dizia Sigmund Freud: “o escritor criativo faz a mesma coisa que uma criança quando brinca e reorganiza o mundo ao seu gosto usando a imaginação e a fantasia como matéria-prima.”

Catarina Figueira é licenciada em Professores do Ensino Básico, na variante de Português/Francês, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Foi professora de Português, Língua Não Materna, durante cinco anos, pelo Banco de Voluntariado de Cantanhede e é professora do Curso de Escrita Criativa na Universidade dos Tempos Livres do Município de Cantanhede.

PUBLICIDADE

De acesso gratuito, o Curso de Escrita Criativa vai prosseguir com a 2.ª sua edição, sempre às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, na Casa Francisco Pinto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE