Cidade

Oficial: Jaime Ramos candidato do PSD com o CDS

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-02-2017

Notícias de Coimbra confirmou que Jaime Ramos é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Jaime Ramos

Fonte próxima da coordenação autárquica nacional garantiu mesmo a NDC que o nome do médico nem sequer irá a votos no plenário marcado para hoje, sexta-feira, na sede do PSD, em Coimbra. “Vai ser apresentado. Ponto. Com eventual discussão, mas sem votação.

PUBLICIDADE

publicidade

Jaime Ramos contará com o apoio do CDS, que já aceitou a coligação com o PSD, reeditando a coligação vencedora de 2001, que deverá contar ainda com o PPM e o MPT.

A lista de vereadores deverá incluir bons nomes “fora da caixa”, com o CDS a apresentar em lugar elegível um nome surpreendente. O mesmo poderá acontecer na candidatura à Assembleia Muncipal que desta vez não será protagonizada por nenhum dos “suspeitos do costume”

PUBLICIDADE

Quem está muito preocupado com este “regresso” de Jaime Ramos é Carlos Encarnação.  Estará mesmo a tentar fazer tudo para que o nome do líder da Fundação ADFP seja contestado por algumas dos poucas sociais democratas que ainda seguem o “Pretérito Prefeito”.

Há mesmo quem garanta que uma eventual candidatura de Francisco Andrade à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais está a ser “apadrinhada” por Carlos Encarnação, iniciativa que fará parte de uma estratégia que visa impedir que Jaime Ramos vença Manuel Machado.

Espelho meu, espelho meu, depois de mim não pode vir ninguém melhor do que eu, será o lema de Carlos Encarnação. O autarca que deixou a Câmara de Coimbra no inicio do seu terceiro mandato também não se esquece que quem está a dirigir o PSD não a permitiu que o seu filho continuasse como deputado, o que aconteceu depois do seu candidato à Distrital ter sido derrotado por Maurício Marques, o actual líder da estrutura.

Outro social democrata  que está por dentro de todo o processo de escolha de candidatos afirma que a escolha de Jaime Ramos acabou por ser um processo natural, pois dos 3 nomes que estiveram em cima da mesa – Jaime Ramos, Álvaro Amaro e João Moura – o do mirandense é o que foi ganhando mais aceitação junto dos eleitores sondados, ao ponto de nalguns estudos aparecer como vencedor numa disputa com Manuel Machado.

Álvaro Amaro, o preferido por 2 jornais de Coimbra, terá mesmo ficado amuado quando viu que Jaime Ramos o estava a ultrapassar, o que o levou mesmo a antecipar o anuncio da recandidatura à autarquia da Guarda.

Recordamos que Jaime Ramos anda para enfrentar Manuel Machado, actual presidente da CMC, desde 2001. Nesse ano queria ser candidato à Presidência da Câmara de Coimbra.Foi traído pelo seu PSD. Partido que escolheu Carlos Encarnação. O “pretérito Prefeito” que derrotou Manuel Machado. Encarnação “saiu de cena” para entregar o poder a João Paulo Barbosa de Melo, que  depois permitiu a vitória do socialista Machado, que se prepara para concorrer ao quinto mandato.

16 anos depois, os “doutores” que tiveram a douta opinião de trocar o antigo Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo por “um ajudante” de Cavaco Silva, vão ser obrigados a beber o sumo do seu próprio “veneno laranja”.

Notícias de Coimbra já tinha adiantado que, apesar de não morrerem de amores um pelo outro, Pedro Passos Coelho não se opunha à escolha de Jaime Ramos

Dos nomes que andaram na comunicação social, Jaime Ramos é  o único que com “arte e manha” para competir ombro a ombro com Manuel Machado, confidenciou um social democrata da grande Lisboa que aconselha o líder do PSD.

Certo é que, de forma mais ou menos subliminar, Jaime Ramos tem feito mais oposição a Manuel Machado do que todo o PSD junto, fazendo recordar o trabalho de Pina Prata no final do século, quando o então Presidente da ACIC “batia todos os dias” em Manuel Machado e fez o tudo para Carlos Encarnação ter uma “passadeira laranja” para tirar o “tapete rosa” ao presidente que era e voltou a ser 12 anos depois.

João Paulo Barbosa de Melo (que depois da derrota de 2013 ficou na liderança da oposição), Nuno Freitas, Martins Nunes, Margarida Mano, Nuno Encarnação, José Manuel Silva, João Pedro Figueiredo, Emídio Guerreiro, Poiares Maduro, Santana Lopes, Ricardo Alves e João Moura são alguns dos nomes que já foram referidos como eventuais candidatos do PSD.

Jaime Ramos, 66 anos, médico e empresário, é Presidente da Fundação ADFP e criador do Tempo Ecuménico e Universalista, em Miranda do Corvo, onde também instalou um Parque Biológico, um hotel e um restaurante dedicado à chanfana.

Foi Deputado à Assembleia da República, Governador Civil de Coimbra, Presidente da Administração Regional de Saúde de Coimbra e Presidente da Câmara de Miranda do Corvo.

É Autor dos livros “Não basta mudar as moscas”,  e “Deus Natureza” “Contos exemplares para netos maiores”.

Jaime Ramos é um dos fundadores e porta voz do Movimento Cívico de Coimbra, Góis, Lousã e Miranda, defensor do Ramal da Lousã – Metro Mondego.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE