Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

“Ocupar a Velga” em Valezim: Terrenos agrícolas abandonados “cultivados com teatro, música e circo”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-07-2022

A aldeia de Valezim, no concelho de Seia, distrito da Guarda, vai receber, em agosto, a iniciativa cultural “Ocupar a Velga”, que permitirá que os terrenos agrícolas, agora abandonados, sejam “cultivados” com teatro, música e novo circo.

PUBLICIDADE

“Entre os dias 15 a 20 de agosto, a aldeia de Valezim, no concelho de Seia, terá as suas velgas [o nome que é dado localmente aos pequenos campos cultivados que se distribuem nas encostas da Serra da Estrela] ocupadas, habitadas e cultivadas de forma diferente! Se outrora havia batata, centeio e milho, agora planta-se teatro, música e novo circo com o ‘Ocupar a Velga’”, adiantou a organização.

O evento cultural “Ocupar a Velga” é o mais recente projeto da associação Produção d’Fusão, que tem o financiamento do Garantir Cultura, com o apoio da Junta de Freguesia de Valezim e da Associação Vallecinus.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os promotores, a “ocupação” cultural contará com a presença de Francisca Mantas Pinto, Amarelo Silvestre, Lígia Soares, Catarina Requeijo, Companhia Erva Daninha, O Gajo, Ana Felizardo, Pedro Rebelo, Rui Paixão e DJ Steven e Boozye, entre outros.

“O convite é para encher as ruas, largos e salões, para agitar os dias longos de verão e as noites quentes de agosto. Esperamos pelos reticentes e os curiosos, os entusiastas e os tímidos, as gentes da terra, os vizinhos e os que vêm de fora”, lê-se num comunicado.

PUBLICIDADE

A organização do evento elaborou um programa que inclui atividades em vários locais da aldeia de Valezim.

“Para os mais novos, a semana começa mais cedo, no salão paroquial [das 14:00 às 16:30], com a segunda edição do miniLAB de artes performativas, de 15 a 19, para crianças até aos 13 anos e com orientação da bailarina Francisca Mantas Pinto”, adiantou.

De 17 a 20 de agosto decorrerá a iniciativa “Sofá em Mi Maior – Peças sonoras para ouvir no sofá”, por Amarelo Silvestre com Lígia Soares (entre as 17:00 e as 20:00, em vários locais).

No dia 17, a atriz e encenadora Catarina Requeijo abre a programação com “Muita Tralha, Pouca Tralha”, pelas 18:00, no Terreiro Dona Luzia. Segue-se, pelas 21:30, no Ringue, o espetáculo da companhia portuense Erva Daninha, que apresenta “Rasto”, um espetáculo de circo contemporâneo “que mostra como os homens todo-o-terreno procuram o equilíbrio, entre muitas acrobacias no trator”.

No dia seguinte, às 21:30, no Salão Paroquial, Catarina Requeijo, apresenta “Memórias de uma Falsificadora”, que relata “a história de Margarida Tengarrinha e a vida na clandestinidade desta e tantas outras mulheres durante o período do Estado Novo”.

Segue-se, no dia 19, à noite, no jardim da igreja antiga, a atuação de O Gajo.

No dia 20, último dia do evento, o programa inclui uma caminhada (08:00), entretenimento para crianças com Ana Felizardo (15:00 – 18:00), ‘showcooking’ por Pedro Rebelo (17:00, Salão Paroquial), a atuação de Albano/Rui Paixão (ex-Cirque du Soleil, pelas 21:30, no Ringue) e a festa de encerramento, com os DJ Steven e Boozye (22:30, jardins do Clube Recreativo Educativo Valezinense).

A Produção d’Fusão é uma associação sem fins lucrativos, que tem sede em Valezim (Seia), é gerida por Patrícia Soares e Filipe Metelo, e integra nos seus órgãos sociais vários produtores nas áreas da dança, teatro, artes plásticas e música.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com