Cidade

Obras na ribeira de Santa Apolónia vão arrancar

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-04-2021

A Câmara de Coimbra consignou hoje a requalificação das margens da ribeira de Santa Apolónia, na freguesia de Eiras, à empresa Irmãos Lopes & Cardoso, Lda., que venceu o concurso público.

PUBLICIDADE

Num investimento superior a 210.000 euros a intervenção vai aumentar e requalificar os passeios e zonas de estar, construindo um novo pontão pedonal, reparando o talude e preservando a zona verde existente, que passará a ter um novo sistema de rega automática. O presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Fernando Abel, também esteve presente na cerimónia.

A Câmara de Coimbra vai requalificar as margens da ribeira de Santa Apolónia. Uma obra que visa reorganizar e valorizar aquele espaço público, tornando-o mais seguro e aprazível,através do aumento e requalificação dos passeios e de reabilitação da zona verde. A pensar também na segurança dos peões invisuais e amblíopes, será ainda instalada sinalização de todas as passadeiras.

PUBLICIDADE

publicidade

O pontão pedonal central vai ser demolido e será construído um novo ligeiramente a jusante. O novo pontão será mais largo, terá oito metros de vão e três metros de largura, o tabuleiro será em estrutura metálica e o pavimento em argamassa sintética colorida. Esta intervenção implica a reparação do talude em pedra argamassada e a estabilização das margens e fundo da ribeira.

PUBLICIDADE

O investimento é de 217.244,40 euros e vão ser também colocados bancos iguais aos existentes, bem como mesas e cadeiras junto ao novo pontão, convidando à permanência para aprazimento do local. O projeto implica, ainda, a reparação das falhas na sebe existente no coroamento do talude da ribeira, de forma a criar uma barreira vegetal contínua ao longo do passeio. Está também prevista a criação de um novo sistema de rega automática para todas as zonas verdes.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE