Universidade

Obra de José Morgado Pereira sobre psiquiatria vence Prémio Joaquim de Carvalho

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-12-2021

A obra “A Psiquiatria em Portugal nas primeiras décadas do século XX: Protagonistas”, do médico psiquiatra José Morgado Pereira, é a vencedora da 12.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, informou hoje a Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

Numa nota enviada aos jornalistas, pode ler-se que este galardão, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), vai ser entregue terça feira, a partir das 12:00, numa cerimónia que terá lugar na Sala do Senado da UC.

O Prémio Joaquim de Carvalho, no valor de três mil euros, distingue trabalhos de investigação ou divulgação científica, que tenham sido publicados pela Imprensa da Universidade de Coimbra no ano imediatamente anterior.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este galardão – atribuído por um júri multidisciplinar – homenageia uma figura ímpar da história da IUC: Joaquim de Carvalho, ilustre académico humanista, republicano e demoliberal, foi o último administrador da Imprensa da UC antes da extinção decretada em 1934 pelo então primeiro-ministro António de Oliveira Salazar [a IUC só seria reativada em 1998]”, refere.

Na obra premiada, o autor estuda a psiquiatria portuguesa no período da sua institucionalização, fazendo “uma síntese do contexto científico-médico internacional, mostrando os progressos da medicina, onde além da biologia se inicia no fim do século XIX o estudo das formulações psicogenéticas”.

PUBLICIDADE

“Analisa o contexto nacional, incluindo legislação, os estabelecimentos e sua história, os regulamentos, planos de reforma, publicações e divulgação científica, e o ensino, com destaque para a reforma de 1911”, acrescenta.

Na cerimónia de entrega do prémio estará o autor da obra vencedora, o médico psiquiatra José Morgado Pereira.

Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi diretor do Hospital Sobral Cid e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, afeto ao Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.

É autor de livros, capítulos de livros, artigos científicos, entradas de dicionários e estudos divulgativos no domínio da história da psiquiatria e da saúde mental em Portugal publicados em Portugal e no estrangeiro.

É ainda presidente da Assembleia Geral da Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde (SHIS).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE