Coimbra

Óbito: Conselho Empresarial do Centro destaca “enorme dedicação” de Almeida Henriques

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 05-04-2021

A região Centro “perde um dos seus maiores protagonistas” e um homem com “enorme dedicação” a esta região, destaca o Conselho Empresarial do Centro numa nota de pesar pelo falecimento de Almeida Henriques, enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“A sua cidade [de Viseu] perdeu o presidente da Câmara, a região Centro perdeu um dos seus maiores protagonistas e assim ficamos diminuídos de alguém que tinha a convicção de construir um país mais coeso, mais inclusivo e capaz de ser mais igual”, destaca a nota de imprensa.

A direção do Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC/CCIC) refere que a instituição “fez parte da vida” de António Almeida Henriques, da mesma forma que assume sentir que faz parte da vida” do autarca de Viseu.

PUBLICIDADE

publicidade

“Muitos de nós foram testemunhas dos valores que orientaram a sua vida política, assentes na sua consistente formação humana e da sua enorme dedicação à região Centro e ao país”, assume a direção.

Na nota de pesar enviada à agência Lusa, a direção do CEC/CCIC apresenta “as mais sinceras condolências à família e amigos” no “momento de dor” que é vivido.

PUBLICIDADE

“Estamos de luto por este homem que sabemos que vamos honrar, quer enquanto Associação Empresarial, quer como amigos”, refere a direção.

O presidente da Câmara de Armamar, a norte do distrito de Viseu, publicou na página oficial “uma palavra de conforto à família e amigos” e “a todos os viseenses, aos elementos dos órgãos do município de Viseu, ao executivo que Almeida Henriques liderava e também a todos os trabalhadores da Câmara”.

“Os armamarenses recordam o valor inegável de um homem público, com um percurso de grande valor na vida associativa e política da cidade de Viseu e de Portugal”, escreve João Paulo Fonseca.

Também o presidente de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, escreve que António Almeida Henriques era “um acérrimo defensor do poder local e das suas causas” e apresenta as condolências à família e amigos e aos viseenses.

O presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, morreu este domingo aos 59 anos, vítima de complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Militante social-democrata desde a década de 1980, era ainda vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), presidente da secção de ‘Smart Cities’ (Cidades Inteligentes) da ANMP e presidente do Conselho-Geral da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL).

Foi deputado à Assembleia da República, nas IX, X e XI e XII Legislaturas e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD entre 2005 e 2007 e 2010 e 2011.

Participou também no Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho e Paulo Portas como secretário de Estado-Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, entre 2011 e 2013.

O autarca social-democrata foi diagnosticado com covid-19 no início de março, altura em que foi internado no Hospital de São Teotónio, em Viseu.

A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal, até esta terça-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE