Coimbra

Óbito/Arnaut: PS de Coimbra destaca Serviço Nacional de Saúde e diz que portugueses estão de luto

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-05-2018

 O presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS destaca António Arnaut, que morreu hoje aos 82 anos, como “responsável por uma das maiores conquistas contemporâneas de Portugal”, o Serviço Nacional de Saúde.

PUBLICIDADE

“Com a triste notícia do falecimento de António Arnaut, todos os portugueses estão de luto. António Arnaut foi responsável por uma das maiores conquistas contemporâneas de Portugal. A ele devemos o Serviço Nacional de Saúde, que tão importante é para milhões de portugueses”, disse Pedro Coimbra à agência Lusa.

Também Carlos Cidade, presidente da concelhia de Coimbra dos socialistas, elogiou um “português de valores”.

PUBLICIDADE

“Até sempre e obrigado Arnaut. Hoje, deixou-nos um de nós. Um português de valores, um camarada socialista orgulhoso, fundador e presidente honorário do PS. António Arnaut assumia-se como Socialista Democrático a cada vez que citava António Sérgio com uma paixão inabalável”, diz Carlos Cidade, numa nota enviada à Lusa.

Carlos Cidade lembra também que Arnaut se assumiu “como Socialista até na poesia que escreveu e declamou”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Assumia-se como Socialista a cada batalha que travava em prol do Serviço Nacional de Saúde”, sublinha.

“’O SNS foi uma teimosia minha’, disse numa entrevista em 2016. Hoje, todos os Socialistas e Portugueses lhe agradecem a teimosia. Hoje deixou-nos António Arnaut, um militante que soube ser Presidente de todos os Socialistas. Arnaut deixou-nos mais pobres como Portugueses e Socialistas, mas a riqueza que nos deixou ‘por despacho’ no SNS e na sua impressionante leveza de ser um homem honrado e nos inspirar, ficará para sempre”, recorda.

Na nota, Carlos Cidade diz ainda que “hoje e amanhã [António Arnaut] servirá de exemplo a todos os Socialistas e Democratas, uma inspiração para que os camaradas no futuro sejam ‘teimosos’ na intransigente luta pelos direitos e liberdades de todos”.

“Deixou-nos o Advogado e o Político. Deixou-nos o Poeta e o Amigo. Deixou-nos o Irmão! Os nossos sentimentos estão com a sua família e com todos os que neste momento de pesar sofrem com a sua partida. Obrigado Arnaut! Até sempre camarada”, refere.

António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.

Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE