O estado do tempo em Portugal continental na terça-feira, 14 de abril, será influenciado por uma massa de ar húmido vinda do Atlântico, num cenário atmosférico algo misto.
PUBLICIDADE
Por um lado, vai sentir-se uma subida das temperaturas. Por outro, uma depressão situada a oeste dos Açores envia humidade em direção ao continente, criando condições para maior uma nebulosidade.
PUBLICIDADE
Segundo as previsões da Luso Meteo, apesar de não se tratar de uma situação particularmente intensa, a presença de uma frente quente pouco ativa sobre o território poderá originar níveis elevados de humidade, favorecendo a formação de nevoeiros e períodos de chuvisco. Está também associado a um ambiente mais ameno e algo abafado, o que deverá marcar o dia.
Este cenário poderá já indicar uma mudança gradual no padrão atmosférico. A tendência aponta para o fortalecimento do anticiclone nos próximos dias, o que poderá levar a uma subida mais acentuada das temperaturas até ao final da semana, possivelmente próximas dos 30ºC. Ainda assim, a persistência da humidade continua a ser uma incógnita, sobretudo nas regiões do Norte, onde os chuviscos poderão prolongar-se mesmo quando não são claramente previstos.
Para terça-feira, dia 14, espera-se a ocorrência de chuva fraca ou chuvisco em várias regiões, com maior probabilidade a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e, de forma geral, a norte do rio Tejo. Já no Sul, o tempo deverá ser mais seco, com mais abertas e menor intensidade do vento, proporcionando uma sensação térmica mais agradável.
Será um dia mais alinhado com a época primaveril, deixando para trás o frio mais intenso dos últimos dias, mas ainda sem trazer calor e sol típicos desta estação — condições que poderão surgir mais adiante, embora sem garantia de continuidade.
Por isso, para amanhã, prevê-se céu geralmente muito nublado. Haverá formação de nevoeiros em alguns locais do Norte e Centro, sobretudo durante a manhã e ao final do dia, assim como períodos de chuva fraca ou aguaceiros, mais prováveis no Norte e Centro e no litoral, especialmente durante a manhã. E ainda a possibilidade de chuviscos persistentes em zonas montanhosas do Centro durante a tarde. A sul do Tejo, a precipitação será pouco provável.
Vento fraco de noroeste (5 a 15 km/h), tornando-se moderado (10 a 20 km/h) durante a tarde, com rajadas até 35 km/h nas terras altas vai fazer-se sentir. Subida das temperaturas mínimas e máximas entre 3 a 5ºC face ao dia anterior, com valores mais próximos do normal para a época e teremos um mar relativamente calmo, com ondas até 2 metros na costa ocidental e inferiores a 1 metro na costa sul do Algarve.
PUBLICIDADE