Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

O rio unido às estrelas nas Aldeias do Xisto

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-07-2019

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estarão em Janeiro de Cima, no  dia 18 de julho, para acompanhar a cerimónia de apresentação pública da certificação internacional das Aldeias do Xisto como “Destino Turístico Starlight”. Será o ponto alto de uma semana em grande nas Aldeias do Xisto, em que o rio se unirá às estrelas e a arte à ciência.

PUBLICIDADE

No dia 18 de julho, a partir das 20:00, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vão marcar presença na cerimónia de apresentação pública da certificação internacional “Destino Turístico Starlight” e da estratégia de desenvolvimento do destino Dark Skyâ Aldeias do Xisto.

A Fundação Starlight atribuiu ao Dark Sky Aldeias do Xisto a certificação internacional “Destino Turístico Starligth”. Este projeto é liderado pela ADXTUR em parceria com a Associação Dark Sky® Alqueva e tem como co-promotor a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Completam a rede de parceiros iniciais o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta, também, o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como, a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.

Esta súmula de fatores conforma um novo posicionamento turístico que extravasa a mera observação do céu para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico com a sustentabilidade social e ambiental, transformando, assim, uma aparente fraqueza do território num ativo distintivo de valorização económica e cultural.

PUBLICIDADE

As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Têm-no feito procurando sempre o que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentam a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com